Desejo de comprar imóvel é maior do que há 5 anos no Brasil
Segundo a pesquisa Protect & Project Oneself, realizada pela seguradora BNP Paribas Cardif, os brasileiros estão mais propensos a tomar crédito para financiar a compra de imóveis (72%). O montante é maior que em 2019, antes da pandemia (67%), e que em 2021, durante a pandemia (52%). Os números podem ser o reflexo de programas como o Minha Casa, Minha Vida e SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), que tem facilitado financiamentos imobiliários.
O cenário propicia, para o mercado segurador, uma oportunidade para expansão dos seguros de financiamento. “Queremos garantir que os brasileiros se sintam mais tranquilos ao tomar crédito para seus projetos por meio de produtos como o seguro prestamista, que pode amortizar parcial ou totalmente as parcelas devidas em casos de perda de renda”, explica Marcel Dorf, Diretor Executivo Comercial da BNP Paribas Cardif Brasil.
Os dados da Protect and Project Oneself deste ano informam que 63% dos brasileiros já conhecem os seguros dessa modalidade, enquanto 14% não só entendem as vantagens desse tipo de proteção financeira, como já contrataram a cobertura. “Esses números mostram um avanço na relação dos brasileiros com os seguros, mas, ao mesmo tempo, revelam que ainda há muito espaço para o crescimento desses produtos no país dentro dos próximos anos”, analisa o executivo.