Dicas para acabar com o “pinga-pinga” da torneira

Alex Pandini

Crédito: triider.com.br

 

Inconveniente, desagradável, chato, irritante. Há outros adjetivos para definir o que a gente sente quando uma torneira começa a vazar. O “pinga-pinga” causa não só chateação, mas também prejuízo para o bolso. Aqui vão algumas dicas para consertar os vazamentos, desde que sejam um problema hidráulico na torneira. Caso não seja, é necessário chamar um profissional para verificar a origem do vazamento. Mas, se se tratar de algo mais simples, é possível resolver sem ele.

 

Se a sua torneira for do tipo comum, o problema, quase sempre, está na borrachinha — também conhecida como vedante — que fica dentro da torneira. Para consertá-la, é só trocar essa borrachinha por uma nova e certificar-se de instalar a peça da maneira correta. Mas, se for algo além, siga o passo a passo que os técnicos de uma indústria de tubos e conexões, a Krona, prepararam para situações de emergência.

 

PASSO A PASSO

1 – Feche o registro de água do local, aquele registro de manutenção geralmente encontrado em banheiros, cozinhas, áreas de serviço, ou na saída da caixa d’água.

2 – Para desmontar a torneira e retirá-la da pia, você vai precisar de uma chave de fenda para remover o parafuso, ou maçaneta, que a prende na mangueira, para ter acesso ao vedante. Alguns modelos de torneiras têm a maçaneta rosqueada, se for o caso da sua, basta girá-la para soltar. Se a maçaneta estiver presa, utilize um alicate para ajudar na remoção e cubra o local com um pano, para não arranhar a peça, nem se molhar.

3 – O vedante é um pequeno disco de borracha, se não encontrar, verifique se ele não ficou dentro da maçaneta. Ao identificar a peça, veja se está danificado ou se apenas saiu do lugar.

4 – Se o vedante estiver danificado, retire-o e substitua por um novo, que pode ser encontrado em lojas de materiais de construção.

5 – Se isso não resolver, ou se a sua torneira for de ¼ e não possuir vedante, o problema é no reparo. A dica é verificar, antes mesmo de substituir o vedante, no caso da torneira comum, se o reparo apresenta algum tipo de dano ou rachadura. Se houver, pule a etapa do vedante e retire o reparo. Em outras palavras, ele sai completamente da torneira e precisa ser levado até uma loja de materiais de construção para que você possa adquirir uma peça idêntica, que encaixe perfeitamente na sua torneira.

6 – Uma outra possibilidade é o vazamento ser causado apenas por sujeira. Se não houver nenhum dano no vedante ou no reparo, verifique se há poeira ou limo nas peças e faça a limpeza. Você ainda pode desmontar o reparo para limpá-lo, retirando uma pequena trava, que fica em sua extremidade, com uma chave de fenda. Após remover essa trava, empurre o pino do reparo para soltar as partes da peça. Lembre-se de observar a ordem das peças do reparo para conseguir montá-lo depois. Dentro do reparo, você vai ver que o pino de metal tem três pequenos anéis de borracha semelhantes ao vedante: se estiverem desgastados, devem ser substituídos.

 

COMO MONTAR A TORNEIRA NOVAMENTE

1- Rosqueie o reparo na torneira.
2 – Encaixe a tampa de proteção.
3 – Prenda as peças de acabamento.
4 – Fixe a peça com o parafuso (maçaneta).
5 – Faça a conexão da mangueira do engate na rosca da torneira.

 

*Com informações Krona Tubos e Conexões (krona.com.br).

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.