5 dicas infalíveis para pequenos apartamentos
Nos novos apartamentos, menores a cada dia, a integração dos espaços é fundamental. E existem diversas opções para o melhor aproveitamento dos espaços que se adaptam às necessidades de quem reside nos imóveis.
Alguns cuidados são básico. “Na hora de escolher as cortinas, opte por tecidos leves e claros. E em relação às medidas, a melhor opção é dar preferência para que elas ocupem toda a parede, tanto na altura, quanto na largura. Para dar a sensação que o espaço é mais alto e mais largo também”, ensina a arquiteta Andressa Fregona.
Quanto às cores, ela destaca que o ideal é dar preferência a tons claros e neutros que também trazem sensação de amplitude, além de conforto visual. Utilizar cores leves somente na decoração, pra não pesar o local.
“Mas há cinco dicas infalíveis na hora de mobiliar e decorar apartamentos pequenos. Escolhas que irão gerar equilíbrio na decoração, harmonia no ambiente e conforto aos moradores”, garante a arquiteta.
Móveis Multifuncionais
E em se tratando de espaços pequenos, a primeira dica da Andressa é para utilizar os móveis multifuncionais. E essa foi justamente a opção da cabeleira Márcia Santana. “Eu optei por camas box baú, tanto no meu quarto, quanto do meu filho, porque no espaço inferior guardamos casacos, edredons, toalhas e malas. E assim resolvemos um problemão”, conta Márcia.
E os móveis planejados permitem aproveitar cada canto do ambiente da melhor forma possível. “Eles são fabricados de acordo com o espaço disponível, e as medidas respeitam a área necessária à circulação das pessoas.”, aponta a arquiteta, que destaca mais um ponto. “Na sala de jantar, não deixe de utilizar o canto alemão, cujos assentos podem ser usados para armazenar objetos da cozinha como: toalhas de mesa, sousplats e pequenos tapetes”, enumera.
Espaços Verticais
Prateleiras e nichos são excelentes opções tanto para guardar objetos quanto para dar um toque especial na decoração. Assim, aproveite as paredes para instalar armários suspensos, mesas sobráveis, cabideiros e plantas. “Mas, atenção: em espaços menores, menos é mais. Não exagere na quantidade de objetos, para não criar a sensação de que o ambiente é ainda menor”, alerta Andressa.
Espelhos
Espelhos são uma excelente opção para dar sensação de amplitude. “Além disso, garantem leveza, modernidade e sofisticação ao ambiente. “É preciso cuidado com o local em que o espelho será instalado. Por exemplo, um espelho no corredor pode refletir a porta do banheiro. E não seria nada elegante isso”, explica.
Mileta aponta ainda que para ampliar o alcance da luz natural, basta instalar espelhos de frente para as janelas.
E, nos banheiros, o melhor optar nos banheiros por espelhos que possuam armários. “Para armazenar produtos do dia a dia, e não deixar na bancada para otimizar a organização”.
Iluminação
A escolha correta do tipo de luz faz verdadeiros “milagres” em um ambiente, quando o desafio é aumentar a sensação de espaço. “Abuse de cores claras e neutras, pois elas auxiliam na reflexão da luz e dão amplitude. Utilize luminárias com lâmpadas amarelas (quentes) para os ambientes que necessitam de aconchego e conforto, como quartos, por exemplo; e lâmpadas brancas (frias) nas áreas de trabalho.
Pisos contínuos
Utilizar o mesmo piso em rodo o imóvel amplia o espaço. E os pisos laminados ou vinílicos são excelente escolha. Esses materiais, além de auxiliar na isolação acústica, causam a sensação de aconchego.
E a dica máxima da arquiteta é: “E lembrar que “menos é mais”, quanto mais limpo e organizado forem os pequenos espaços, mais sensação de amplitude e conforto eles terão”