Dispositivo inteligente previne riscos em canteiros de obras

Alex Pandini

Getty Images/iStock Photo.

 

Apresentado durante o IoT Solutions Congress, um novo dispositivo promete melhorar a segurança nos canteiros de obras. O equipamento, desenvolvido pela Trackfy Tecnologia, foi exibido na edição brasileira do evento, ocorrida em São Paulo, paralela à edição internacional em Barcelona. No Brasil, 100 startups foram selecionadas para expor suas experiências no desenvolvimento de soluções que utilizam a Internet das Coisas (IoT) como recurso tecnológico.

 

Entre elas, está a Trackfy Tecnologia. Com sede em Salvador, a startup criou um dispositivo, acoplado em capacetes e crachás de operários de plantas industriais e canteiros de obras, que emite, em tempo real, dados e informações para uma plataforma em nuvem. Por meio de recursos como IoT, análise de dados e algoritmos, os gestores de plantas e canteiros têm visão online do funcionamento dessas unidades.

 

A solução já é utilizada por indústrias de polos industriais da Bahia, Minas Gerais e de São Paulo (Cubatão e Mauá). Tratam-se de empresas dos setores químico, petroquímico, siderúrgico, mineração e construção civil. Além de melhorar aspectos como produtividade e gargalos, a solução é decisiva para garantir a segurança das pessoas em plantas e canteiros de obras.

 

Levantamentos com base na base de clientes da Trackfy mostram que a solução é capaz de reduzir em 30% o tempo de evacuação de uma área acometida por algum sinistro. A eficiência na resposta acaba também tendo impacto financeiro: geram-se economias de até R$ 2 milhões ao evitar as consequências dessas ocorrências.

 

Tulio Cerviño, CEO da empresa. Foto divulgação.

 

“Cofundador e CEO da Trackfy, Túlio Cerviño, detalha que “ao primeiro indício ou sinal de acidente ou outro evento do gênero, decisões podem ser tomadas de imediato. Isso porque a solução logo permite enxergar quando trabalhadores estão em zonas de risco ou afetadas pelos sinistros. Dessa forma, a evacuação e qualquer outra medida necessária – como um socorro, por exemplo – podem ser providenciadas antes que o pior aconteça”.

 

Um ponto importante, sublinha o CEO da Trackfy, é que a solução tem como finalidade exclusiva a gestão operacional de canteiros e plantas. Assim, todos os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da legislação trabalhista são rigorosamente respeitados. A solução se alinha também a três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

 

SOBRE A TRACKFY TECNOLOGIA

Fundada em 2020 em Salvador, a Trackfy expandiu sua presença para São Paulo. Entre 2021 e 2023, dobrou seu faturamento anualmente. O objetivo é seguir nesse ritmo de crescimento.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.