Do mar à montanha: viver perto da natureza faz bem à saúde
A busca por um estilo de vida que promova a saúde e o bem-estar tem levado cada vez mais pessoas a optarem por morar perto da natureza. Um estudo publicado em julho no periódico Environmental Health Perspectives revelou que viver em áreas verdes pode ter um impacto significativo na preservação da saúde mental e física, principalmente em idades mais avançadas.
O estudo, conduzido por pesquisadores de centros dos Estados Unidos, analisou quase 17 mil idosas participantes do Nurses’ Health Study. Ao longo de mais de uma década, essas mulheres foram submetidas a testes cognitivos, e os resultados indicam que aquelas que viviam próximas à natureza apresentaram uma redução significativa na perda cognitiva. A prática de atividades físicas, o contato com a luz solar é fundamental para a regulação do ciclo circadiano e a produção de vitamina D, favorece o sono e a memória.
OCEAN FRONT
A incorporadora Nazca, criou o conceito Ocean Front, para atender às necessidades de um público que valoriza o luxo de viver de frente para o mar, perto da natureza. Cada residência é um reflexo da vida à beira-mar, onde o azul infinito expande o estilo de vida, tornando-o fluido e envolvente, dentro e fora de casa. De acordo com o CEO da Nazca, Breno Peixoto, morar de frente para o mar oferece uma experiência única. “Além da oportunidade de ter esse litoral maravilhoso aos pés, nos incentiva a prática de atividades físicas ao ar livre, como caminhadas, esportes na areia e esportes aquáticos que traduzem um estilo de vida saudável”, diz.
O último lançamento da Nazca com a Construtora Abaurre é o Sand Ocean Front, que conta com localização privilegiada, apartamentos amplos, com metragem variando de 157 m² a 333 m² e infraestrutura exclusiva, como piscina privativa e áreas ao ar livre. Além do Sand Ocean Front, outro lançamento com este conceito é o Cyan Ocean Front, localizado na Enseada do Suá, em frente à Praia da Curva da Jurema, que faz parte do Projeto Reserva Vitória. “Neste projeto, todos os apartamentos são de frente para o mar, com 39 residências exclusivas que foram meticulosamente projetadas para proporcionar requinte, sofisticação e qualidade de vida. O design se harmoniza com a paisagem, convidando à contemplação e à conexão com o mar”, diz Breno. A orla da Enseada do Suá é um dos cartões postais da capital e convida para dias de sofisticados lazer, relaxamento e diversão.
MONTANHA
O Espírito Santo possui a peculiaridade de ter o mar e a montanha bastante próximos. E para quem prefere viver na segunda opção, a região da Pedra Azul oferece uma excelente qualidade de vida. Para os mais afortunados, é possível ter as duas coisas. De todo modo, em breve um novo empreendimento, um condomínio hoteleiro, será erguido na região do Circuito dos Orgânicos, e contará com apartamentos de 1, 2 e 3 quartos em meio à natureza. O empreendimento é o Vive Le Vin, da Invite Inc.
A partir de dados e estudos de algumas das principais plataformas de tendências do mundo, como a WGSN, o lançamento em Pedra Azul tem como base o localismo e a criatividade, duas das principais tendências mundiais da atualidade. O terreno onde o empreendimento ficará localizado era uma antiga fazenda de eucalipto degradada, na região onde se situa o Circuito dos Orgânicos, em Domingos Martins, formado por propriedades que cultivam produtos de forma natural, voltadas para a gastronomia saudável e sustentável. Quando ficar pronto, o condomínio será administrado pelo grupo Átrio, especializado e gestão de hotéis de negócios, lazer e resorts.
Dentre os serviços de hotelaria disponíveis aos proprietários estão troca de lençóis, limpeza semanal, room service, lavanderia, além de realizar a operação de toda a área comum. Além disso, a gestora hoteleira poderá locar os imóveis dos proprietários que tiverem interesse nas datas que eles indicarem.
BACO
E por que a temática vinho foi escolhida? Porque o Espírito Santo é um dos maiores consumidores per capita da bebida do país, e um produto muito apreciado na região de montanhas.
Aliado a isso, o projeto apresenta a arte em suas diversas manifestações: arquitetura, pintura, escultura, literatura, como símbolo da criatividade.
Os painéis foram idealizados por Ana Paula Castro e compõem a arquitetura externa e interna. Eles foram inspirados no movimento fluido que o vinho faz ao ser servido na taça e nos parreirais.
As obras de Romilda Patez e da Samira Pavesi fazem parte tanto do projeto de interiores, quanto de toda a comunicação e marketing do empreendimento.
ESTRUTURA DE RESORT
Serão 115 apartamentos com unidades de 1 e 2 quartos, com alguns módulos que permitem a opção de 3 quartos. O Vive Le Vin vai contar com estrutura de resort e ambientes que trarão experiências sensoriais imersivas. Os valores das unidades variam de R$ 940 mil a R$ 1,5 milhão. Um dos diferenciais do condomínio é a possibilidade de comprar duas unidades, por exemplo, e transformar num imóvel mais amplo. Além dos itens de lazer tradicionais em empreendimentos desse porte, o condomínio hoteleiro também possui espaços outdoor, como pomar, fireplaces e áreas para piquenique. Na área externa, o Vive Le Vin também terá um parreiral.