Elevadores inteligentes melhoram a experiência do usuário

Foto: Freepik

Os elevadores inteligentes são uma das tendências mais promissoras na construção civil, permitindo uma gestão mais eficiente e uma experiência mais agradável aos usuários. Com a automação e a conectividade, os elevadores modernos estão se tornando mais seguros, eficientes e confortáveis.

Segundo o engenheiro mecânico, proprietário da ON Soluções Engenharia e membro do Comitê Nacional da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Carlos Eduardo dos Santos, utilizar a inteligência artificial e a internet a favor é de extrema importância para deixar os equipamentos mais seguros e confiáveis.

“Com o avanço da tecnologia, os elevadores não ficariam de fora. Uma grande novidade é que os elevadores antigos já podem contar essa conectividade sem a necessidade de modernização, assim como escadas e esteiras rolantes”, diz

Tecnologia

Para serem considerados inteligentes, Carlos explica que os elevadores precisam ser controlados por um software especial ou por comandos por meio de aplicativo.

“Um bom exemplo é um sistema de antecipação de chamada, na qual o usuário digita o andar desejado e esse sistema, por meio da tela, designa o usuário para o elevador mais próximo. Esses sistemas não possuem botões dentro da cabine. Na Capital, por exemplo, já existem dois prédios com esse sistema”, conta ele.

E tecnologia é o que não fata. O especialista destaca que já possuem no mercado elevadores que podem ser controlados remotamente, com o uso do celular. É o que há de mais inovador no momento.

“Com ele, é possível realizar a chamada quando estiver chegando na garagem, por exemplo. São encontrados em fabricantes nacionais e em muitas empresas multinacionais”, afirma.

Manutenção

Atualmente, os elevadores modernos já contam com sistemas de monitoramento remoto, na qual, o próprio elevador já realiza a manutenção preditiva, de acordo com Carlos.

“Caso encontre uma falha, o próprio elevador abre um chamado para atendimento sozinho, diretamente na empresa. Esse monitoramento é 24h por dia, todos os dias da semana. Se for uma falha eletrônica e o usuário ficar preso dentro, remotamente, a central consegue retirá-lo de dentro, sem a necessidade de um profissional presente”, observa.

Chamar o elevador se tornou mais fácil em alguns edifícios. Foto: Freepik

Economia e rapidez

A eficiência dos elevadores inteligentes tem agilizado o fluxo de pessoas em edifícios da Grande Vitória. O gerente predial José Queiroz acredita que eles representam o futuro em questão de economia de energia, rapidez e menor mão de obra de manutenção.

“O edifício tem cinco elevadores, sendo quatro sociais e outro de serviço, que pode ser usado no sistema manual. Com esse tipo de tecnologia, fica mais fácil encontrar os defeitos, tornando-o mais rápido o conserto. É vantajoso para o técnico, que tem mais agilidade, e para o condomínio, pois o reparo é menor”, pontua Queiroz.

Para ele, o tempo de espera para os usuários também ficou muito menor, pois o sistema envia o elevador mais próximo em que foi solicitada a chamada. “Antes, tínhamos oito ascensoristas e as filas eram imensas. Chegava a 2 mil pessoas diariamente. Hoje, já não temos mais filas”, ressalta.

Por conta dessa nova tecnologia, José também afirma que houve uma economia de energia considerável. “O elevador possui inversor de frequência variável. Desde a modernização em 2012, 2013, sempre que alguém vem pela primeira vez ao edifício fica encantado com esse sistema porque não precisa acionar as chamadas dentro dos elevadores”, conclui.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.