Empresa catarinense vai do projeto à obra
Em 2017, o arquiteto e urbanista Rodrigo Wayhs, fundou o Turnkey WS – empresa da Group WS -, levando adiante o sonho de mudar a cadeia de fornecimento de arquitetura e decoração para ambientes interiores. A ideia que martelava a cabeça de Wayhs era oferecer uma solução completa, unificando todos os processos em uma única proposta, priorizando o alto padrão e a qualidade na entrega das obras, com um modelo de negócio único, aliando inovação e tecnologia.
QUATRO PILARES
O TKWS se baseia nos quatro pilares da arquitetura: projeto; compra e fornecimento de insumos; execução; e gestão da obra. “A cadeia de fornecimento para interiores trabalha de forma muito arcaica. Metaforicamente, pense na compra de um carro. É como se comprássemos todas as peças dele de forma separada para depois montá-lo, sem eficiência nenhuma de custo, tempo ou escala. Em nosso mercado de atuação, é comum que uma reforma aconteça exatamente dessa forma”, enfatiza Gustavo de Oliveira, partner da TKWS.
Dessa forma, pensando em sanar as dores do mercado, que hoje ainda são muitas, como a interligação dessa cadeia de suprimentos e contratações, bem como a efetiva execução das etapas por cada prestador de serviço, sem contar com os custos adicionais provenientes de situações indesejadas, chegou-se ao modelo TKWS, evitando assim que as pessoas acabem optando por realizar parte da finalização como decoração e até a compra de alguns móveis por conta própria.
Em suma, o TKWS oferece o serviço com um único contrato para todas essas etapas, com preço e prazo conhecidos do início ao fim da obra. A empresa define o que faz como a “união de processos criativos e burocráticos da gestão de projetos em um único produto. Mais do que um escritório arquitetônico, o TKWS é uma solução completa para mobiliar, decorar ou reformar o imóvel desejado”.
PESQUISA
Para se ter uma ideia do impacto negativo que uma obra de construção ou reforma com mudança de ambiente pode trazer, um estudo publicado no The American Journal of Psychiatry mostrou que 19% das pessoas pesquisadas tinham transtorno de ajustamento três meses após as mudanças e reformas, enquanto 16% delas ainda conviviam com o problema um ano depois de o evento estressante ocorrer.
De olho nesse cenário, foram criados três produtos: o TKWS On Demand, moldado para o cliente final que acaba de adquirir um imóvel usado e quer mobiliar e decorar; o TKWS To Go, portfólio de soluções a pronta entrega, com imóveis projetados, decorados, mobiliados e prontos para viver e o TKWS Planta, para proprietário de imóveis adquiridos ainda na planta, onde o pagamento pode ser diluído em mais parcelas, uma vez que acompanha o fluxo da obra do empreendimento.
Para 2024, os planos da empresa são escalonar o modelo de negócios por meio de novas parcerias, além de expandir sua atuação para outras regiões do Brasil, começando por Curitiba e São Paulo.