Empresas de gestão e execução de obras são a nova tendência em reforma
Planejar, gerenciar, executar e fiscalizar uma obra, seja ela comercial ou residencial é fundamental para o sucesso do projeto arquitetônico. E diante da alta demanda de trabalhos, durante e após a pandemia, esse tipo de serviço se tornou uma tendência e cada vez mais empresas constituídas por arquitetos e engenheiros atuam nessa etapa do processo de uma reforma.
Serviços como esse traz muitas facilidades, como não se preocupar em fazer o levantamento orçamentário e de materiais, o planejamento da obra e cumprimento dos prazos, pois a empresa será responsável por todos essas etapas. Além disso, o compromisso em acompanhar e fiscalizar a obra durante toda sua execução é também uma das tarefas.
Prazo e orçamento
A arquiteta Jaqueline Lopes e a engenheira civil Amanda Tagarro, por exemplo, gerenciam a empresa Dona Obra, cujo foco é a execução e o gerenciamento de obras. Elas atuam em três frentes: planejamento, gerenciamento e fiscalização. Para elas o objetivo é não extrapolar o orçamento, cumprir o prazo com segurança.
Recentemente eles gerenciaram a reforma do A Oca – Restaurante & Ateliê, no Centro de Vitória.
Durante a obra, elas se depararam com algumas surpresas e nesse caso específico, o olhar das profissionais fez toda a diferença, pois por se tratar de uma casa construída na década de 1940, as características originais do casarão descobertas no momento da reforma foram mantidas com o intuito de preservar a história do local.
De acordo com a arquiteta Jaqueline Lopes, a ideia da empresa é resolver a “dor” do cliente. “Nosso método de gestão reduz em até 30% no custo da obra, e é no canteiro de obras em que o dinheiro suado do cliente some rapidamente se não houver uma gestão que funcione. Tudo é destrinchado com muita transparência. Nosso cliente sabe tudo que está pagando e em que momento se encontra a obra dele”, disse ela.
Também vale destacar a presença da tecnologia na execução do trabalho. Os Softwares de Gestão, como plataformas digitais contribuem e otimizam o processo de construção.
O cliente tem por meio de aplicativos todas as etapas da obra na palma da mão. Dessa forma, as pessoas se sentem mais seguras e tranquilas durante a reforma.
Experiência
Sem muito tempo para gerenciar a própria obra, o empresário Daniel Carlos Silva Modenesi contratou o serviço da empresa e não e arrepende. “Adquirimos um ponto para instalação de uma franquia de restaurante. Entretanto a franquia exigia muitas adequações especificas para se parecer com a marca. Contatei as meninas e elas me garantiram entregar a chave do estabelecimento pronto. Eu nem passava pela obra porque não tinha tempo e antes do prazo elas me entregaram o restaurante com tudo pronto”, contou ele.
E o negócio deu tão certo, que a parceria foi além. “Hoje elas reformam a minha casa, quando compramos achávamos que era só alguns acertos. A princípio, pensamos em só refazer o muro, porém elas identificaram vários problemas estruturais, que eu nem imaginava ter, e a casa foi ao chão. O fato de ter uma arquiteta e uma engenheira para fazer a obra agiliza muito, pois otimiza o tempo. Ou seja, elas vão na raiz do problema e resolvem, é um combo”, finalizou Daniel.
Mercado
A tendência da gestão de reforma residencial e comercial segue as previsões positivas em 2023 do mercado de construção civil brasileiro. Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor deve crescer 2,5% neste ano, considerando o ritmo de três anos consecutivos de expansão.
Além disso, algumas tendências também estarão em alta, como o uso de drones, software de gestão, construção verde, cuja preocupação com o meio ambiente é o foco, e franquia de construtora já são realidade no mercado.
Por Leticia Vieira e Luciene Araujo