Encanamentos: saiba como evitar dor de cabeça
Os encanamentos são uma parte muito importante da infraestrutura de uma casa ou um prédio.
Afinal, são responsáveis por levar água e esgoto para dentro e fora do imóvel.
E problemas com encanamentos podem causar prejuízos financeiros bem grandes. Então, para evitar dor de cabeça, é fundamental tomar alguns cuidados.
Fique ligado
“Faça manutenções preventivas, incluindo limpeza e desentupimento de ralos e pias; verificação de vazamentos e troca de peças desgastadas”, ensina o encanador Mário Arcanjo Soares.
Há 23 anos resolvendo problemas em encanamentos, Mário destaca que essas manutenções prolongam a vida útil dos encanamentos.
Entupimento
Mário destaca ainda que “o lixo é um forte inimigo do encanamento”. E um dos principais fatores de entupimento, principalmente em condomínios.
Frequentemente, Osimar Prado Gomes, síndico de um prédio na Praia da Costa, passava por isso. “Em dois anos tivemos que chamar a desentupidora cinco vezes”.
Lixo na lixeira
Osimar conta que havia moradores que insistiam em jogar lixo no ralo da pia ou do banheiro, e também no vaso sanitário.
Restos de comida, cabelos, papel higiênico e outros objetos também entopem o encanamento. “Lugar de lixo é na lixeira”, lembra o síndico.
Produtos químicos
O encanador destaca que não é correto utilizar produtos químicos, porque eles causam danos aos canos e às tubulações. “Nada de produtos como ácido muriático e soda cáustica”. O certo é escolher métodos mais seguros e eficazes, como a limpeza com água quente.
Verifique a pressão da água: a pressão excessiva da água pode causar danos aos encanamentos, como vazamentos e rupturas. Verifique a pressão da água regularmente e instale um redutor de pressão, se necessário.
O barato sai caro
Contrate profissionais qualificados para o serviço. Eles possuem o conhecimento e as ferramentas necessárias para realizar o trabalho de forma segura e eficaz.
Por Letícia Vieira e Luciene Araujo