Engenheiro civil dá dicas a profissionais recém-formados

Foto: Freepik

Após um período difícil marcado pela pandemia de Covid-19, o mercado da construção civil voltou a crescer no final de 2022.

A incerteza com a economia do país no início de 2023 foi passando e o momento é de euforia, com novos empreendimentos surgindo e o número de vagas para engenheiros civis aumentando. Manter-se atualizado e seguir buscando conhecimento são dicas fundamentais para quem busca uma oportunidade de trabalho.

No entanto, muitos profissionais ainda encontram dificuldades para ingressar no mercado. Isso ocorre principalmente com os recém-formados. Segundo o engenheiro civil e de segurança do trabalho Marco Aurélio Brunetti, as empresas do ramo estão buscando engenheiros experientes, deixando os novos em segundo plano.

O engenheiro civil Marco Aurélio Brunetti. crédito: Cloves Louzada

“A pandemia fez com que muitas obras ficassem paradas. Com isso, muitos estudantes acabaram se formando sem conseguir essa experiência de campo. Não era possível fazer um estágio. Agora, eles tentam conseguir essa experiência no mercado, mas as empresas estão dando preferência para os profissionais que já tem uma bagagem”, explicou.

Oportunidades para os recém-formados

Com 29 anos de carreira, Marco Brunetti afirma que é necessário inserir os jovens engenheiros no mercado de trabalho, criando mais oportunidades para que os mesmos adquiram a experiência desejada.

“Hoje o mercado está aquecido novamente. Têm muitas oportunidades, mas é preciso buscar cada vez mais conhecimento para ingressar nas construtoras. E as empresas também precisam oportunizar esses jovens. Mas é importante que o jovem comece em um estágio o quanto antes. O estudante que inicia um estágio no sexto período da faculdade, vai ter dois anos e meio de experiência prática. Isso conta muito”, relatou Brunetti.

Há 1 ano e meio, a engenheira civil Natália Marim atua no setor da construção civil. Para ela, falta valorização dos profissionais que estão chegando ao mercado de trabalho.

“Não tive tanta dificuldade de me inserir no mercado porque tenho um grande mentor. Fiz estágio com ele no meu último período da faculdade e ele é até hoje um dos grandes incentivadores e responsáveis pela minha evolução profissional, mas sinto que se não tivesse recebido ajuda teria sido muito mais difícil. Vejo em grupos que participo que alguns colegas ainda buscam oportunidades e não é tão fácil encontrar, ou participam de entrevistas e nunca tem retorno”, destaca ela.

Ela relata ainda que, atualmente, é muito difícil encontrar uma empresa que esteja disposta a contratar na função de engenheiro, por exemplo, e se considera sortuda por conseguir atuar na sua área de formação.

“Muitos recém formados acaba não se sentindo, de fato, exercendo a profissão. Mas considero ainda que tive sorte de encontrar pessoas que me ajudaram para que hoje eu estivesse trabalhando na área, pois sei de muitos não tem a mesma oportunidade”, diz a engenheira.

Confira algumas dicas do especialista

Após concluir o curso, o ideal é seguir estudando. Foto: Freepik

Para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho, Marco Aurélio Brunetti destaca que é importante:

1- Continuar os estudos: após a conclusão da universidade, o jovem engenheiro civil deve seguir buscando conhecimento na área. Cursos de especialização, MBA, Mestrado, ou cursos rápidos são sempre bem-vindos. Manter-se atualizado com as novas tendências faz muita diferença para quem está começando.

2- Rede de contatos: aproveitar os períodos de estágio e estudos para fazer muitos contatos vai ajudar na hora de buscar uma vaga no mercado.

3- Trocar conhecimento: converse com pessoas que tenham mais experiência e aproveite para tirar dúvidas. Nós não sabemos de tudo. Por isso é muito importante aproveitar essas oportunidades para aprender algo com quem já tem essa experiência.

4- Focar no aprendizado: o salário é importante, mas antes disso é preciso focar no aprendizado. Quem quer entrar no mercado ganhando muito, vai ter dificuldade e não vai conseguir adquirir experiência.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.