Engenheiros recebem qualificação gratuita sobre uso de drones
Mais de 100 profissionais das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos de forma gratuita por meio da qualificação profissional para uso de drones. O curso, que aconteceu nos dias 9 e 10 de março, em Vitória, e já há previsão de turmas em outras cidades do Espírito Santo.
O curso foi promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e realizado pela Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Espírito Santo (APEA-ES), pelo Crea-ES Jovem e pela Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE).
Segundo o presidente da APEA-ES, o engenheiro ambiental Filipe Machado, a necessidade de realizar os cursos de drones veio por conta de uma demanda muito grande dos profissionais e do mercado.
“Os drones são usados em todas as áreas da engenharia. E nós percebemos que os profissionais não encontravam locais para realizar este curso a um preço acessível. Atuar com drones nessa área além de ter uma alta demanda, tem também um custo muito alto, né? Então, o Crea-ES, junto às entidades de classe, percebendo essa necessidade, ofereceu esses cursos de forma totalmente gratuita”, explicou Filipe Machado.
O instrutor do curso, Hérick Moulin, concorda que a demanda é urgente: “o impacto do uso de drones na engenharia, na agronomia e nas geociências é positivo e é uma demanda crescente. Aliás, é um futuro que já está acontecendo. Hoje os produtos cartográficos, as vistorias, as inspeções já estão sendo realizadas com o uso de drones. Então, é uma demanda urgente na capacitação de pessoas e técnicos para a utilização dessa ferramenta que só tem a agregar nos processos”.
Ismael Ferrete, que é engenheiro agrônomo e de segurança do trabalho, saiu de Linhares para participar da primeira turma, que aconteceu na sede do Conselho, em Vitória.
“Essa é uma tecnologia que veio para ficar, né? Aguardei esse momento com muita ansiedade, afinal, nós precisamos nos adequar à nova realidade. Nós, profissionais, precisamos estar habilitados para utilizar o drone e também para prestar serviços para quem necessitar, como na parte de assessoria técnica. Está sendo muito bom e muito importante! Aprendemos todo o processo, que foi algo novo para mim. E mais importante ainda são os resultados disso tudo. O Crea-ES está de parabéns, é um investimento que não vemos há muito tempo. Agradeço a todos que estiveram empenhados nesse trabalho!”, explicou Ferrete.
A engenheira ambiental Raphaela Mulinari Travezani foi mais uma das participantes do curso e define a iniciativa como uma ótima oportunidade para a qualificação.
“Os cursos de drones são muito importantes, pois é uma área que exige profissionais qualificados e tem uma grande demanda de mercado. O curso faz uma introdução para termos esse primeiro contato com o equipamento e já começar a fazer trabalhos. Quero agradecer ao Crea-ES por essa oportunidade e por estar se tornando um Conselho que valoriza os seus profissionais”, declarou Travezani.
Curso terá novas turmas
O sucesso do curso abriu portas para novas parcerias. Já estão previstas turmas para Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. Agora, o Crea-ES já estuda a abertura de novos grupos ainda este ano em diversos outros municípios do Estado.
“Devido à alta demanda, nos unimos para abrir novas turmas e, dessa forma, mais profissionais podem ter a oportunidade de se capacitar nessa área tão importante para o avanço da área tecnológica. Seguimos na missão de fornecer meios gratuitos de qualificação aos profissionais da área tecnológica, contribuindo com a capacitação e o desenvolvimento desses profissionais, sobretudo dos campos!”, afirmou o presidente do Crea-ES, Engenheiro Jorge Silva.