Épura promove palestra sobre IA para corretores com especialista da fintech Serafin
Na próxima quarta-feira (27/03), o mercado imobiliário do Espírito Santo terá a presença do co-fundador da Serafin (uma das principais fintechs de finanças pessoais do país), para uma palestra sobre Inteligência Artificial (IA). Trata-se do pesquisador da Open AI e CTO da Serafin, Magno Maciel.
O evento “Café com Corretores”, promovido pela construtora Épura, começa às 9h, no Coco Bambu do shopping Praia da Costa, voltado para os profissionais do setor e imprensa especializada. Na ocasião, a Épura também vai divulgar o próximo lançamento da empresa no mercado, o Breeze Bacutia.
PALESTRA
A palestra de Magno Maciel tem o tema “IA Como Tecnologia Estrutural: o Alicerce do Futuro”, e será voltada para a utilização do Chat GPT na rotina de trabalho dos corretores de imóveis.
Magno lembra que 80% das empresas listadas entre as maiores do mundo já utilizam o chat GPT de forma institucional. “Se essas empresas já fizeram todo o processo de análise, compliance, e embutiram a IA em seus processos, isso é um sintoma de que o mundo inteiro está indo nessa direção”, analisa.
Sobre a questão que sempre vem à tona, da IA como concorrente do trabalho humano, o palestrante acredita que “a inteligência artificial não vai substituir ninguém, mas o profissional que usa essa ferramenta pode substituir quem não a utiliza”, numa referência a IA como parceira de criação. “Eu costumo dizer que você tem um sócio criativo. Mesmo que a IA tenha a capacidade de criar, quem vai validar aquilo que foi construído é o ser humano”, resume.
CHAT GPT
Magno gosta de se referir ao Chat GPT como uma “caixa de ferramentas”, e diz que ele é capaz de melhorar muito a corretagem. “O trabalho de corretor tem natureza relacional, é uma atividade baseada em relacionamentos, e a ferramenta auxilia em toda a parte comunicacional, linguística, de elaboração de texto e até mesmo em oportunidades de negócios”, diz. “Na hora de construir um texto, não necessariamente o corretor tem tempo ou possui um talento para a escrita, e a ferramenta auxilia nessa construção”, completa.
Ele também diz que o conteúdo final para prospecção de clientes é 1% do trabalho. O Chat GPT permite personalização (criar um GPT só seu), que vai conhecer aquilo que você trabalha. “É muito comum ouvir uma dor, uma necessidade de acesso à informação. Imagine ter que guardar na memória o conteúdo de 20, 30 incorporadoras, cada uma com vários projetos. Qual a metragem da vaga de garagem do projeto X, da incorporadora Y? Imagina poder jogar todos esses documentos no Chat GPT e ter acesso de forma rápida, e em forma de conversa, a esses dados? O que demoraria horas se resolve em minutos”.
A questão do planejamento também é importante. Segundo o palestrante, o Chat GPT não se resume ao trabalho posterior. “Quem não o utiliza desde o início do processo está deixando de lado uma ferramenta que pode ser um condutor das rotinas de trabalho. Planejamento de negócios, calendário de prospecção, tudo aquilo que envolve rotinas diárias e fluxos de trabalho pode ser auxiliado pelo Chat GPT”, garante.
OUTRAS FERRAMENTAS
Para ilustrar o universo de possibilidades, Magno Maciel falou de outras ferramentas, e deu um exemplo prático de como elas podem tornar a vida do corretor mais fácil. “Existem hoje ferramentas de IA com as quais, apenas tirando fotos do ambiente, é possível customizar o valor de um imóvel, mesmo que a obra ainda esteja apenas no concreto e tijolo. Qual o desafio de vender um imóvel ainda sem nada, sem acabamento como piso, pintura? Os corretores dizem que é grande, o cliente nem sempre vai imaginar o que pode ser feito ali. Esse tipo de ferramenta projeta esse visual imediatamente após a foto ser tirada”, explica.
Também existem ferramentas que constroem apresentações completas sobre um projeto imobiliário. Assim, por exemplo, um corretor que trabalha com imóveis comerciais pode criar um projeto “Be To Be” completo. “Não leva nem 5 minutos para isso ser feito”, diz Maciel.
SOBRE O PALESTRANTE E A SERAFIN
Formado em engenharia elétrica pela Universidade Mackenzie, de São Paulo, Magno Maciel tem larga experiência no mercado a frente de uma empresa própria. Em 2022, aliou-se a outra empresa, de onde surgiu a Serafin, uma fintech de finanças pessoais, que desde então já atendeu mais de 10 mil clientes, potencializando os investimentos.
Atualmente, a Serafin atende aos profissionais do mercado financeiro, corretores de seguros, imobiliários, gerentes de bancos e financeiras, assessores de investimentos, correspondentes bancários, com atuação em todo o Brasil.