ES segue em 5º no país em custo do metro quadrado

Alex Pandini

Foto: Freepik

 

Com base nos dados do Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa e Custos da Construção Civil), do IBGE, o Instituto Jones dos Santos Neves divulgou nesta segunda (13/05) dados relativos à variação mensal do custo médio por metro quadrado da construção civil no Espírito Santo. No mês de abril, o estado registrou aumento de 0,41% em relação a março. Com isso, o valor médio do metro quadrado por aqui foi de R$ 1.581,43.

 

Com isso, o ES se mantém na 5ª posição no ranking nacional. A variação média no país também foi de 0,41% para cima. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o estado teve elevação de 2,35%, abaixo da média nacional de 2,51%, mas acima da média da região Sudeste, que ficou em 2,01%. A elevação nos últimos meses ocorre depois de, em janeiro, o Espírito Santo ter tido a menor variação do país (0,05%), com relação a dezembro do ano passado.

 

COMPONENTES

O Sinapi mede a relação entre os custos e os preços praticados em cada região. Com relação aos materiais empregados na Construção Civil no ES, a variação foi de -2,03% (-2.27% nos últimos 12 meses); a mão de obra respondeu em abril por um crescimento de 4,01% (9,59% nos últimos 12 meses).

 

E ainda, na composição do CUB (Custo Unitário Básico), os materiais influenciaram em 0,22% para mais em abril com relação a março, e 1,19% no acumulado dos 12 meses no Espírito Santo.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.