Espaço Smart aumenta o faturamento em 20% no 1º semestre

Alex Pandini

Construção no conceito steel framing. Foto: Dry Wood (divulgação).

 

A Espaço Smart, empresa especializada em construção à seco com tecnologia Steel Framing e primeira loja de casas do Brasil, registrou um crescimento de 20% no faturamento do 1º semestre de 2024, comparado com o mesmo período do ano anterior. Com esse aumento, a construtech alcançou a marca de R$ 230 milhões e prevê chegar a receita de R$ 500 milhões até o fim de 2024.

 

Além do crescimento do faturamento, a empresa também ampliou o quadro de funcionários, contratando 50 novos colaboradores, alcançando a marca de 520 pessoas. No período, a marca também inaugurou seis novas lojas físicas pelo Brasil – em Passo Fundo (RS), Gramado (RS), Maceió (AL), Sinop (MT), Dourados (MS) e Campinas (SP). Já no âmbito fabril, a companhia investiu em uma nova unidade voltada à produção de esquadrias de PVC e na ampliação da fábrica de perfis de steel framing, consolidando-a como a maior da América Latina.

 

De acordo com Fernando Scheffer, fundador e diretor de marketing da Espaço Smart, esse movimento contrário ao mercado pode ser atribuído a diversos fatores. “Nós atuamos com muito foco em trazer tecnologia, inovação e sustentabilidade para o segundo setor menos impactado por tecnologia e um dos mais poluentes do mundo, o que já nos diferencia do mercado. Além disso, sempre estamos olhando para oferecer novidades aos nossos clientes, um exemplo disso é o lançamento da modalidade de venda ‘chave na mão’, que contempla a entrega dos materiais e a construção completa da casa para o comprador. Esse formato incrementou significativamente nossa receita”, detalha.

 

Fernando Scheffer, fundador da Espaço Smart. Foto divulgação.

 

Para o 2º semestre, o planejamento é manter o ritmo acelerado. Para isso, a empresa programa ainda a abertura de seis novas unidades físicas em regiões estratégicas do país até o mês de dezembro, atingindo a marca de 45 lojas em 16 estados brasileiros e duas no Paraguai.

 

CRESCIMENTO MENOR

A expansão da Espaço Smart contrasta com o mercado da construção civil, que apresentou uma redução de 0,5% no 1º trimestre deste ano em comparação aos últimos três meses de 2023, segundo dados divulgados pelo SindusCon-SP.

 

Impactado pela retração nas áreas de autoconstrução e pequenas obras, o setor registrou um crescimento de apenas 1,2% durante todo ano passado – número bem abaixo do projetado, tendo em vista que o segmento havia obtido um aumento de 12,6% em 2021 e 6,8% em 2022.

 

Na visão do executivo, o cenário de oscilação deve abrir espaço para que o uso de novas tecnologias e soluções dentro do setor se intensifique nos próximos anos. “O cenário demanda mudanças e é bastante nítido que público e mercado estão cada vez mais adeptos às novas tecnologias, como o próprio Light Steel Frame”, conclui Fernando Scheffer.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.