Faça uma pose! Fique de olho nos espaços instagramáveis

Foto: Cake Pote

As mídias sociais são ferramentas cada vez mais utilizadas no dia a dia. E para gerar boa repercussão, o espaço instagramável garante por meio das curtidas e comentários nas postagens, uma boa interação entre os seguidores da empresa.

O nome faz referência ao “Instagram”, mídia social on-line de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários. Com isso, o espaço se torna visualmente atrativo intencional, criado para que provocasse o interesse de terceiros o divulgarem.

As arquitetas da BF Archi, Ana Forattini e Jacque Barros. Foto: Ciro Trigo

De acordo com a arquiteta e sócia da BF Archi, Jacque Barros, o movimento começou a tomar forma, por volta de 2018, mas alcançou o auge durante a pandemia, principalmente como forma de interação.

A arquiteta afirma que os ambientes instagramáveis precisam ter elementos que se destaquem pela beleza, pela novidade ou pela curiosidade e tenham o poder de atrair olhares e despertar o interesse nas pessoas.

“Pode ser um ambiente com design diferenciado, um cenário tridimensional por imagem ou por elementos concretos. Em ambos, depende do contexto, em função do home-office muitos deles se tornaram instagramáveis, por exemplo, mas mais comumente a tendência é aplicada em ambientes comerciais e corporativos”, afirma Jacque.

Iluminação

Para que haja sucesso na decoração é necessário que tenha uma iluminação perfeita. A arquiteta e também sócia da BF Archi, Ana Forattini, reforça que os espaços instagramaveis ganharam um atrativo extra.

“É necessário cuidar do equilíbrio da iluminação, porque não adiantará ter um ambiente super produzido, sem que a qualidade da foto para divulgação alcance o efeito desejado. Em vez de atrair, vai atrapalhar”, disse Ana.

E além da iluminação, as arquitetas destacam que é essencial que o ambiente provoque uma experiência única e tenha linguagem que fortaleça a identidade do negócio, fazendo conexão com o perfil nas mídias sociais e o público-alvo atraindo, assim, mais clientes e “seguidores”. Isso sem esquecer da segurança e acessibilidade.

“Assim a experiência positiva proporcionada fará com que o participante faça a divulgação espontânea da marca e/ou negócio”, reforça Jacque.

Espaço instagramável para festas. Pote. Foto: Cake Pote

Oportunidade

Trabalhando com delivery durante a pandemia, a empresária Silvia Melo percebeu queda nas vendas e decidiu montar um espaço em que pudesse levar a essência de seus doces e bolos aos seus clientes. Há 1 ano e 6 meses, ela está a frente da Cake Pote, que possui uma decoração para lá de instagramável.

“Com o fim da pandemia, as pessoas que comiam em casa não queriam sair. Entendemos que era o momento de buscar um espaço físico e aconchegante para confraternização entre amigos, familiares, entre outros. A ideia era trazer para a loja ambientes em que as pessoas tirassem uma foto e marcassem a gente nas mídias sociais, e que outras pessoas ficassem atraídas em conhecer o nosso espaço. Deu certo”, contou ela.

Para isso, Silvia contratou o serviço da arquiteta Karol Nobre para desenvolver o projeto que, na opinião dela, ficou lindo. Além disso, ela visitou confeitarias de outros Estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, para se inspirar e trazer novidades para a decoração e até mesmo para os doces.

“Fomos estudar propostas e trouxemos ideias de um local mais aconchegante para, assim, fixar a loja na mente das pessoas e exatamente para fazer um marketing digital eficiente. Afinal, todos estão no ambiente digital hoje em dia”, concluiu a empresária.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.