Cômodos com muito espaço podem se tornar áreas sociais
Qual o segredo de um apartamento espaçoso? Muitas vezes essa resposta não está relacionada à área útil propriamente dita, mas sim em uma distribuição inteligente dos cômodos, de maneira que a distribuição dos ambientes e das funções respondam às expectativas dos proprietários da casa.
Em ambientes grandes, acima de 100m², pode-se criar várias possibilidades com a arquitetura. Em um projeto em uma casa de 187 m², o arquiteto Pietro Terlizzi, à frente do escritório que leva seu nome, fez um projeto em que a cozinha avançou pela varanda e promoveu uma redistribuição inteligente de toda a planta.
Com os amplos armários na parte inferior da bancada e na estrutura que envolve a geladeira e a torre quente, uma opção foi acrescentar uma bancada em neolith para envolver o fogão e um espaço generoso para manusear os alimentos e os equipamentos de cozinha.
“Essa circulação profusa é um convite para que as pessoas vivam esse clima agradável da cozinha”, enfatiza o profissional.
Espaçosa e confortável
O arquiteto ressalta que todo detalhe revela uma arquitetura de interiores que evoca o equilíbrio, funcionalidade e bom gosto nas escolhas.
Para delinear a proposta decorativa, os tapetes, em suas versões liso e listrado, foram responsáveis por marcar e desenhar os ‘limites’ imaginários de cada espaço.
Pensando nisso, a professora Keila Lopes fez um acesso da cozinha para a sala de jantar, o que trouxe personalidade e profundidade ao espaço.
“Assim que abrimos esses cômodos, percebemos que ganhamos ainda mais espaço e o ambiente ficou ainda mais bonito. Ou seja, alinhamos o bom ao bonito. Todos gostaram, pois agora interagem em um espaço ainda maior”, diz.