Especialista cita cinco tendências para imóveis residenciais em 2025

Alex Pandini

Vista do Manami Ocean Living. Foto divulgação.

 

O mercado imobiliário está sempre acompanhando as transformações da sociedade e, no caso dos imóveis residenciais, os projetos são pensados para atender as necessidades das famílias, de olho no comportamento do consumidor. E para 2025, a tendência é que haja um aumento na busca por imóveis menores, com áreas de lazer completas e que ofereçam mais contato com a natureza.  

 

“Estamos esperando uma migração do público para imóveis um pouco menores, entre 70 e 100 metros quadrados, que devem ter a maior procura no próximo ano. O público está em busca de opções que ofereçam diferenciais de lazer e conforto, sem deixar de lado a inovação e a sustentabilidade ambiental”, explica o engenheiro civil Mauricio Wildner da Cunha, da Construtora Andrade Ribeiro. Ele destaca cinco tendências dos imóveis residenciais para 2025: 

 

1 – Áreas de lazer 

Nos últimos anos, os chamados ‘condomínios-clube’, que oferecem áreas de lazer completas com piscina, academia, quadras poliesportivas, espaço pet, marketplace, salão de festas, espaço kids e game lounge, por exemplo, são os que têm chamado mais a atenção das famílias e isso deve seguir em alta em 2025.  

 

“Desde a pandemia, com a possibilidade de home office, as pessoas estão ficando mais em casa e, por isso, esses projetos que oferecem diferentes opções de lazer dentro do próprio condomínio ganharam destaque no mercado”, lembra Maurício Wildner da Cunha. 

 

Chroma Residence, da Javé. Foto divulgação.

 

2 – Sustentabilidade Ambiental 

Acompanhando essa mudança no comportamento do consumidor, os condomínios também têm priorizado a manutenção de áreas verdes que se tornaram um refúgio aos moradores mesmo em grandes centros urbanos.  

 

Além disso, as iniciativas de sustentabilidade ambiental, que podem contribuir para frear o aquecimento global também estão no foco do consumidor. Neste sentido, os projetos que possuem sistemas de reaproveitamento de água, telhado verde, geração própria de energia solar e que visem um melhor aproveitamento da luz e ventilação natural tendem a ter maior procura do público. 

 

Coworking no Itaparica Living Suits. Foto divulgação.

 

3 – Geração de Energia e Eletromobilidade 

Além de sistemas de geração de energia renovável os novos empreendimentos estão de olho no aumento da eletromobilidade, fenômeno mundial que vem se popularizando também no Brasil.  

 

“O que deve explodir em 2025 é a cogeração de energia para atender a uma demanda crescente por eletricidade. Vale lembrar que o aumento da frota de veículos elétricos vai exigir cada vez mais que os edifícios estejam preparados para o carregamento dos veículos e, neste sentido, pensar em soluções que possam gerar energia para este fim faz todo o sentido”, relata Maurício Wildner da Cunha. “Esta é uma tendência que já se consolidou nos imóveis comerciais nos últimos anos e agora deve chegar com mais força nos projetos residenciais”, complementa. 

 

Balcony Canal Residences. Foto divulgação.

 

 

 

4 – Casas Inteligentes 

Em uma sociedade cada vez mais conectada as soluções tecnológicas também fazem parte do dia a dia das famílias. Por isso, os sistemas de automação de ambientes estão mais presentes nos projetos arquitetônicos, possibilitando o controle via Wi-Fi de persianas, ar-condicionado, iluminação e outros equipamentos que já possuem tecnologia embarcada. “Esta é uma tendência que já vem sendo notada no mercado e que deve seguir em alta no próximo ano”, ressalta o engenheiro. 

 

Ponto de aproveitamento de água em empreendimento da Proeng. Foto divulgação.

 

5 – Portaria Remota 

Aliada à inovação está a preocupação com a segurança, principalmente nas grandes cidades. Neste sentido, muitas ferramentas tecnológicas já foram incorporadas aos projetos para ampliar a segurança dos condôminos, como chaves eletrônicas, tags de acesso, sistemas de monitoramento de vídeo (CFTV), vídeo porteiro, entre outros.  

 

Mas em 2025, uma das soluções que deve se destacar é a portaria remota com espaço de clausura de visitantes entre os dois portões de pedestres. Assim, o controle de acesso fica mais eficiente, reduzindo as chances de um assalto com rendição de funcionários e evitando que alguém mal-intencionado aproveite a entrada de um morador para acessar o condomínio.  

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.