Espírito Madeira vem aí
Faltam menos de 30 dias para a “Espírito Madeira-Design de Origem”. A feira, será realizada entre os dias 14 e 16 de setembro, no Centro de Eventos de Venda Nova do Imigrante, o “Polentão”.
Os organizadores prometem “uma celebração vibrante da madeira, sua versatilidade e o talento criativo”. A programação inclui apresentações, palestras e oficinas, sempre das 13h às 22h, com entrada gratuita.
Espírito Madeira
Esta é a primeira vez que acontece um evento com a cadeia produtiva da madeira no Espírito Santo. E a programação está bastante ampla.
Logo no primeiro dia, haverá as “Olimpíadas da Madeira”, apresentação de Fábio Coelho e banda. E o auditório oferecerá uma jornada de conhecimento, com tópicos relevantes para o setor. Entre eles, o mercado
de crédito para o setor de madeira e móveis; os novos rumos da indústria moveleira capixaba; e os aspectos legais da extração. Bem como técnicas de reflorestamento e melhoria da qualidade da madeira.
Mas a programação não para por aí. A feira inclui ainda painéis sobre madeiras de reflorestamento. E no Espaço Maker, a criação vai ganhar vida, com a criação de artigos em madeira, objetos usando tornearia e conhecimentos sobre óleos, ceras e vernizes de alta qualidade
Haverá ainda reunião do Fórum Capixaba de Agrofloresta e atividades em duas unidades móveis de capacitação da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) – “Cozinha Brasil” e a Frigorífica – ambas com oficinas gastronômicas. Além da Unidade de Madeira e Mobiliário, que será aberta para visitação.
Isso tudo, somente no primeiro dia. Mas tem muito mais. Confira a programação completa aqui
Importância do Espírito Madeira
A organização está a cargo do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização da Câmara Setorial Moveleira (Findes). Além disso, conta com o apoio da Prefeitura de Venda Nova, Aderes, Amunes, Sebrae/ES, Sistema Faes/Senar/Sindicatos, Ufes (Departamento de Ciências Florestais e da Madeira). E tem o patrocínio da Placas do Brasil.
A expectativa é receber cerca de 3.000 visitantes por dia, que terão acesso a 84
estandes com expositores, sendo 50 selecionados em edital da Agência de
Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
“Quero reforçar o convite a todos os empresários do município e interessados a participarem e visitarem a feira. Para o Espírito Santo será muito bom, uma oportunidade de impulsionar o turismo, a economia e o desenvolvimento dos municípios”, disse o presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo.
O objetivo da “Espírito Madeira” é conectar toda a cadeia produtiva, desde o produtor florestal até o design, envolvendo diversos profissionais do setor, como arquitetos, designers, engenheiros e empresários, além de atrair grandes stakeholders do mercado e empresas de outros Estados.