Feira Espírito Madeira é destaque em novembro na região de montanhas do ES

Alex Pandini

Imagem ilustrativa. Divulgação.

 

A “Cabana Refúgio”, projeto modular de 36m² sob curadoria da arquiteta Paulete Almeida, será um dos destaques da Feira Espírito Madeira – Design de Origem 2024, que acontece de 07 a 09 de novembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES). O projeto, localizado logo na entrada do evento, propõe uma construção prática, rápida e esteticamente agradável, ideal para pousadas, locações em plataformas como AirBnB ou mesmo moradias de fim de semana nas Montanhas Capixabas.

 

Arquiteta Paulete Almeida. Foto divulgação.

 

A proposta da “Cabana Refúgio” une funcionalidade e design. Com um layout que inclui quarto/sala, banheiro e uma cozinha de apoio, o módulo é inteiramente construído em madeira e utiliza tecnologias modernas, como telhado Shingle com Ecotelha e painéis de vedação em EPS com acabamento vinílico. Essa escolha elimina a necessidade de alvenaria, reboco e pintura, facilitando a montagem e reduzindo os custos de mão de obra, um recurso cada vez mais escasso no mercado da construção civil. “É uma solução para quem busca praticidade e rapidez, sem abrir mão da beleza e da integração com a natureza”, explica Paulete.

 

Divulgação.

 

Além da praticidade, o projeto destaca o uso de materiais sustentáveis e resistentes, como as amplas esquadrias de madeira e vidro que proporcionam a sensação de amplitude e integram o ambiente externo à cabana. “Essa ideia de trazer a natureza para dentro é uma tendência que vem ganhando força, especialmente nas regiões de montanha. As pessoas querem conforto termoacústico e uma conexão direta com o meio ambiente”, acrescenta a arquiteta.

 

Os acabamentos do projeto são de alta qualidade, com parceiros renomados que contribuem para a durabilidade e sofisticação da construção. O módulo conta com telhas Shingle fornecidas pela Mares Soluções Construtivas, pedras de granito e Dekton da Cosentino, painéis de EPS da Isoforte e móveis sob medida da Minete Marcenaria. A proposta tem um custo estimado de R$ 180 mil, oferecendo uma solução viável tanto para quem busca uma cabana para alugar, quanto para aqueles que desejam uma moradia temporária sem os entraves de uma construção tradicional.

 

Divulgação.

 

“A Cabana Refúgio é um exemplo de como podemos unir tradição e inovação. As construções em madeira têm uma longa história na nossa região, e este projeto resgata esse valor, ao mesmo tempo que apresenta uma solução moderna e eficiente para as demandas atuais”, finaliza Paulete.

 

O público da Feira Espírito Madeira poderá conferir de perto essa proposta e até mesmo adquirir o projeto completo para uso próprio, seja como uma residência prática ou uma oportunidade de investimento em turismo nas Montanhas Capixabas.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.