Feira trouxe “casa do futuro” construída no ES

Alex Pandini

Foto do blog. Alex Pandini.

 

Uma das principais atrações da ES Construção Brasil, que ocorreu entre 17 e 19 de julho no Pavilhão de Carapina, na Serra, foi a Casa Conectada, que revelou ao público em geral uma das tendências para o futuro das moradias. Dentro do conceito de Arquitetura Modular (construção em módulos), um dos estandes da feira teve uma casa  montada para o evento.

 

Para a montagem do espaço – com sala, cozinha, banheiro e quarto –, foram usados painéis pré-fabricados da Lightwall, que é uma “parede de concreto leve” feita com EPS (poliestireno expandido, uma espécie de isopor), mais leve que os tradicionais e com a mesma resistência necessária.

 

 

Divulgação.

 

 

Outro material que agrega alta tecnologia que foi utilizado é o vidro polarizado, que tem uma malha elétrica por dentro e, dependendo da descarga elétrica, as moléculas dele se reorganizam e o vidro fica fosco, mas também pode ficar transparente, de acordo com a necessidade do morador. Esse controle é feito por um interruptor conectado à rede elétrica da casa ou por controle remoto.

 

Além do conceito de Arquitetura Modular, a chamada Casa Conectada trouxe ainda o conceito de construção off-side, que é construir fora do canteiro de obras, em uma fábrica, para depois transportar a casa pronta, e só instalar o imóvel no local desejado. Detalhe que a moradia também pode ser realocada para outros lugares (praia, montanha, etc.) após ficar pronta.

 

MENOS RESÍDUOS E HIGH TECH

Divulgação.

 

Também é aplicada a estratégia de Construção Seca – uma vez que não se usa água e cimento –, permitindo uma significativa redução na produção de resíduos. O sistema construtivo utilizado ganha muito em produtividade, evitando desperdícios e reduzindo drasticamente o tempo de construção. A casa piloto, por exemplo, foi construída em 4 dias.

 

Além disso, a construção se trata de uma casa que pode ser definida como “inteligente”, ou seja, permite que todos os ambientes sejam automatizados. Com isso, é possível ter o controle remoto de cortinas, áudio e vídeo da TV, iluminação dos ambientes, controle do funcionamento do ar-condicionado, entre outros. Isso é feito por meio de um painel digital, que neste caso foi montado no espelho do quarto. Tudo por touchscreen, ou mesmo por comandos de voz. A casa permite ainda que outras tecnologias sejam embarcadas, como geração de energia fotovoltaica e tratamento de água.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.