O FGTS no financiamento imobiliário
Você sabia que sua conta do FGTS pode ser utilizado para pagamento da casa própria?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS – pode ser utilizado no financiamento imobiliário. Assim, oferecendo uma opção interessante para os trabalhadores que possuem recursos acumulados nesse fundo.
FGTS no financiamento imobiliário
Ricardo Gava, diretor do Sindicato das Empresas de Administração Comercial e Ativos Imobiliários no Estado do Espírito Santo – Secovi-ES, explica o uso do FGTS. “Ele pode ser utilizado tanto para complementar a compra ou ainda para abater prestações ou saldo devedor.” aponta o especialista em crédito imobiliário.
Além disso, o comprador também pode utilizar o FGTS para financiar unidades habitacionais, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. Gava destaca que, nesse programa, a maior parte do recurso serve para subsidiar taxas menores para classe que busca comprar imóveis mais econômicos.
Proposta o STF
O que está sendo proposto no Supremo Tribunal Federal é justamente o aumento da remuneração do Fundo, hoje em 3% ao ano mais TR. Mas, Gava alerta que é preciso observar os “dois lados da moeda”.
Isso porque, por um lado, o trabalhador ganha com o aumento dessa remuneração. Entretanto, há uma possibilidade perigosa em relação aos contratos de financiamentos que utilizaram do mesmo recurso. “Há o risco que o índice corrija e reflita em alta das parcelas nos contratos em andamento, o que poderia acarretar um efeito cascata na inadimplência desses mutuários’, explica Gava.
O especialista defende que é certo que a matéria levantará diversos debates, mesmo caso haja uma decisão da suprema corte. “E esses debates deverão envolver o setor da construção civil e o governo, controlador da Caixa e do FGTS”, aponta Gava. E isso para que se encontre uma solução que minimize possíveis impactos maiores.