Sinduscon-ES e Crea-ES se unem para fortalecer a construção civil
Promover um intercâmbio de informações e o desenvolvimento de ações voltadas ao desenvolvimento profissional da construção civil capixaba. Esse é o objetivo do protocolo de intenções, assinado na manhã desta terça-feira (09/05), pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), na sede do Sinduscon, localizado na Enseada do Suá, em Vitória.
Um grupo de trabalho irá definir projetos, ações e atividades. e também elaborar planos específicos com as atribuições e responsabilidades de cada parte.
“O objetivo é investir, principalmente, em ações voltadas à capacitação técnica dos profissionais da área, em especial, engenheiros”, aponta o presidente do Sinduscon-ES, Douglas Vaz.
Motor da economia
A construção civil é uma das indústrias que mais crescem e que mais ajudam a impulsionar a economia do Brasil.
O Produto Interno Bruto (PIB) da construção cresceu 9,7% em 2021. A informação está no último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
E, segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, no mesmo ano, o setor gerou mais de 240 mil novos postos de trabalho.
União faz a força
Douglas Vaz enfatiza que a parceria entre Sinduscon-ES e Crea-ES busca unir os esforços em um trabalho preventivo e educativo. E assim, fortalecer a indústria da construção civil e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Estado.
Ele destaca que a união entre as instituições é importante para a segurança da engenharia e para a sociedade como um todo. “Nós precisamos dessa aproximação com o Crea-ES para discutirmos as dificuldades do setor e, de forma preventiva, ter um diálogo mais próximo com os profissionais”, completa o presidente do Sindicato.
“Esse é um passo muito importante para o nosso Conselho, que está buscando constantemente parcerias que possam nos impulsionar na missão de valorizar o profissional da engenharia e defender a sociedade. Essa aproximação, diante do constante crescimento do setor da construção civil, é muito benéfica principalmente para os nossos profissionais”, celebrou o presidente do Crea-ES, o engenheiro Jorge Silva.