FP do BIM quer eficiência e menor preço em obras públicas
FP do BIM vai promover ações para disseminar a importância da metodologia Building Information Modeling. Bem como estimular o uso da ferramenta pelo poder público na construção de obras no país.
A Câmara dos Deputados lançou a Frente Parlamentar em Defesa do Sistema de Modelagem da Informação da Construção (FPBIM), no Salão Negro do Congresso Nacional, nesta quarta-feira (30).
FP do BIM
Dionyzio Klavdianos, presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participou do lançamento. Ele destacou o avanço que a metodologia BIM pode conferir às obras públicas. Bem como referendou a importância do diálogo com o Parlamento.
“Ter uma Frente falando sobre o tema é muito positivo e vai impulsionar o processo de adoção do BIM em licitações públicas, notadamente na construção. O apoio do Congresso é determinante para viabilização da revisão do decreto e, posteriormente, na persuasão de prefeitos para implementação do BIM na integralidade das concorrências realizadas nas suas cidades”, explicou.
Para o deputado Júlio Lopes (PP-RJ), presidente da Frente, o BIM é uma importante solução para garantir maior eficiência e economia ao país. Além disso, segundo Lopes, o BIM é a base de programas relevantes já utilizados em algumas obras e permite que o projeto seja compartilhado em todas as etapas da produção. Ele possibilita a correção de erros quase automaticamente e com isso, as obras podem ficar até 20% mais baratas e levam 30% a menos de tempo para serem concluídas.
A Frente Parlamentar deverá promover debates e eventos para estimular o intercâmbio dos parlamentares com empresas, órgãos de fiscalização e controle do Brasil e de outros países em busca de ampliar o uso do sistema.
Lei de Licitações
O deputado Lopes lembrou que incluíram o BIM como item preferencial na Lei de Licitações 14.133/2021. A nova Lei entrará em vigor a partir de 1º de abril de 2024.
“Com a Lei de Licitações em vigor a partir de abril de 2024, as obras prioritárias que foram apresentadas também deverão estar em metodologia BIM. Nesse contexto, a Frente Parlamentar terá um papel essencial no debate para a modernização do país. Vamos acompanhar e contribuir para a execução das obras de maneira mais ágil e econômica”, declarou.