Gestão eficiente de design contribui para a eficiência dos negócios

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A gestão eficiente de um escritório de design é fundamental para o sucesso do negócio e para a satisfação dos clientes. É preciso ter uma visão estratégica e organização para garantir que todos os processos sejam executados de forma eficiente e que os projetos sejam entregues dentro do prazo e com qualidade.

O vice-presidente da ABD, Ivan Lopes. crédito: Instagram

Segundo o vice-diretor da Associação Brasileira de Designers de Interiores do Espírito Santo (ABD-ES), Ivan Lopes, a gestão de um escritório de design deve ser feita de forma integrada, considerando todos os aspectos do negócio. “É importante ter uma visão ampla do negócio, envolvendo desde a gestão financeira até a gestão de pessoas e projetos”, afirma.

Para Ivan, a gestão financeira é um dos pontos mais críticos para o sucesso do negócio. “É preciso ter uma gestão financeira eficiente, com controle de custos e receitas, para garantir a saúde financeira do escritório e a continuidade do negócio”, destaca.

Ele reforça que um planejamento empresarial, bem estruturado é o primeiro passo para criar uma base. “Esse primeiro ponto é importantíssimo. Em seguida um forte controle financeiro com controle, visibilidade e riscos em cima do capital de giro. Por isso eu preciso entender sobre contabilidade, finanças, gerenciamento, tributo e gestão de custos”, avalia.

Comunicação

Ivan pontua que para o projeto ser entregue dentro do prazo estipulado, com qualidade e dentro do orçamento previsto, é necessário boa comunicação entre profissional e cliente.

“Uma das partes mais importantes do projeto é excelente planejamento junto com um gerenciamento adequado. A garantia da qualidade vem de uma boa inspeção, auditoria, medições e um briefing bem feito com cliente”, diz.

Conhecer profundamente o cliente e considerar todas as preferencias que ele precisa também é um ponto a ser considerado. “Como é ele quem vai morar ou viver naquele local, dar toda atenção e disponibilizar diferentes canais de atendimento em qualquer dia e horário é imprescindível. Oferecer um super atendimento personalizado para ir além das expectativas dele”, complementa.

Acompanhamento

A arquiteta Maria Augusta Bittencourt. foto: Arquivo Pessoal

Ter a contratação de um escritório garante que o que foi planejado realmente seja colocado em prática, de acordo com a arquiteta Maria Augusta Bittencourt. “O profissional habilitado tem toda a capacidade de transformar as expectativas do cliente dentro de uma situação funcional, adequada, dentro doa paramentos de qualidade e organização”, ressalta.

Além disso, o escritório de design ou arquitetura tem muito a agregar ao projeto de um cliente. Maria Augusta elenca alguns pontos que dão esse suporte.

“Nós, profissionais, estamos sempre participando de feiras, palestras, capacitações e estamos atentos às novas tecnologias, aos novos materiais que surgem no mercado para agregar valor ao que o cliente deseja e necessita. Hoje, a metodologia apresenta novos padrões para segurança e conforto e quem consegue aproveitar tudo isso e aplica melhor ao projeto, apresenta a melhor opção ao cliente”, conclui.

Consultoria on-line

A pandemia mudou todo o conceito de trabalho. O que era presencial passou a ser virtual. Com isso, os escritórios precisaram acelerar os processos à longa distância. Maria Augusta indica buscar escritórios certificados e que tenham know-how para atuar à distância. Mas fazer a visita ao cliente é sempre fundamental.

 “Quando fechei o escritório na pandemia, acabei assinando um contrato com um grupo da área médica. Grande parte era de Belo Horizonte, outra parte do Rio de Janeiro e a outra de São Paulo. A implementação foi no Espírito Santo. Todo o processo de consultoria, aprovação foi toda on-line. Só estive no local uma vez para ver como era o espaço e depois quando o projeto ficou pronto. Tudo foi feito on-line. Hoje. no Brasil., todo o acompanhamento pode ser feito dessa forma. Se for uma obra pequena, sem muitas demandas, uma consultoria, por exemplo, é possível sim fazer toda virtual, mas é importante que tudo isso esteja inserido em contrato e tudo seja discutido para que tudo saia da melhor forma possível”, finaliza.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.