Governo conta com auxílio da Construção Civil para retomada da Estratégia BIM-BR
Nesta terça-feira (29), representantes de entidades ligadas à Construção Civil se reuniram com representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para tratar da retomada da Estratégia BIM-BR, que consiste na disseminação de tecnologia integrada para reduzir os custos e o tempo de conclusão das obras, além de contribuir para a descarbonização.
Estiveram presentes membros do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac), da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), do Senai e do BIM Fórum.
Capacitação
O diretor de Desenvolvimento da Indústria de Bens de Consumo Não Duráveis e Semiduráveis do MDIC, Rafael Codeço, destacou a importância do engajamento do setor para o sucesso da Estratégia e informou sobre a necessidade de capacitar os profissionais que atuarão com essa tecnologia.
“O BIM está no centro da nova política industrial, foi incluído no Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) e tem função importante no Minha Casa Minha Vida. O governo está encaminhando sua parte, mas as entidades são de fundamental importância para o desenvolvimento da tecnologia. Além de ser um setor estratégico para geração de emprego e renda em áreas como habitação, infraestrutura e lazer”, afirmou Codeço.
O que significa a sigla BIM?
BIM é a sigla em inglês para “Building Information Modelling” – em português, Modelagem da Informação da Construção. Trata-se de um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais da obra, de modo colaborativo, servindo a todos os participantes do empreendimento durante o ciclo de vida da construção.
A estratégia BIM está prevista em decreto de 2019 e o decreto atualizando a Estratégia BIM e o Comitê Gestor deve ser publicado nos próximos meses. Desta forma, a partir do próximo ano, os grandes programas governamentais de habitação, mobilidade e infraestrutura, entre outros, deverão utilizar preferencialmente essa tecnologia.
*Com informações do portal gov.br