GRC: você sabe como aplicar na construção civil?
GRC e gestão hoje já são inseparáveis. Afinal, a integração dos pilares Governança, Riscos e Complice traz uma série de benefícios. Entre eles, otimiza controles e evita redundâncias e conflitos nos processos de tomada de decisão.
Comprovadamente, a complexidade da gestão empresarial é mais bem atendida por modelos que integram os diversos campos fundamentais para o planejamento estratégico. Enfim, pensar todos os processos para atingir os mesmo objetivos é o melhor caminho para o sucesso do negócio.
GRC
Mas, como aplicar o GRC na construção civil? Para responder essa pergunta, o programa Quem Constrói desta quarta-feira (30/8), recebeu no Quadro com o Especialista, André Paris, dono de um currículo impecável. Autor dos livros “compliance – ética e transparência como caminho” e “além da LGPD – como implementar e gerir um efetivo programa de privacidade de dados”.
Além de possuir certificações internacionais em proteção de dados, em compliance; em complice financeiro. Bem como é professor e membro do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, o Ibef.
Em uma conversa com as jornalistas Letícia Vieira e Luciene Araújo, ele trouxe pro estúdio da rádio Pan News muita informação de primeira qualidade.
E apontou, na prática, uma série de benefícios conquistados por meio do GRC tanto internamente nas empresas, quanto nas atividades desenvolvidas nas obras in loco.
Em relação aos Riscos, por exemplo, ele explicou que não basta identificá-los. “É fundamental definir o que eu devo fazer para tratar desses risco, para mitigá-los, minimizar a possibilidade de o1corrências ao máximo”, disse.
Bola da Vez
O debate sobre esses conceitos já vinha numa crescente nos últimos 10 anos. Mas, sem dúvida, a pandemia provocou uma significativa aceleração na prática. “Essa experiência transformadora fez com que nós nos atentássemos ainda mais sobre esses conceitos e essas práticas”, garantiu André. Hoje, aponta o especialista, as empresas buscam mais do que simplesmente cumprir a lei. “Porque é preciso se preocupar com os interesses das partes interessadas do negócios, seja dos funcionários da empresa ou dos consumidores dos imóveis, no caso da construção civil”.
No programa de hoje, que encerrou essa primeira temporada de podcasts do Quem Constrói, o Papo com Especialista teve muito mais informações importantes, que valem a pena ter acesso. Confira o programa desta quarta-feira – 30 de agosto – na íntegra: