HCX Construtora ergueu o Centro Especializado do Espectro Autista do Evangélico em Vila Velha
O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) inaugurou na última segunda-feira (21), o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA). O espaço será utilizado para o atendimento, pelo SUS, de crianças, adolescentes e adultos com TEA. É o primeiro com o serviço totalmente público do Estado. As obras foram realizadas pela HCX Construtora.
O diretor da HCX, João Paulo Crivilin, destacou a importância da entrega do CETEA para o Hospital Evangélico, ressaltando a parceria entre as duas instituições. “É uma grande honra para nós da HCX Construtora participar de um projeto tão relevante como o CETEA. O Hospital Evangélico é um super parceiro, e poder contribuir para a criação de um espaço que vai impactar positivamente a vida de tantas crianças, adolescentes e adultos com TEA é motivo de grande orgulho para toda a nossa equipe”, ressalta Crivilin.
Cerca de 40 operários da construtora trabalharam na obra, realizada durante três meses. O investimento foi de mais de R$ 3,7 milhões. O local conta com 30 consultórios individuais e dois para atendimento em grupo, além de uma recepção ampla e adaptada. No novo espaço serão realizados cerca de 12 mil atendimentos mensais.
O serviço será voltado para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que serão encaminhados pela Secretaria de Estadual da Saúde (SESA). “Nós preparamos uma estrutura linda e extremamente funcional para atender os nossos novos pacientes. Estamos muito felizes em abrir o nosso serviço para crianças! É com muito carinho e muita dedicação que nossa equipe vai receber a todos buscando fazer a diferença na vida de tantas famílias”, declara a diretora geral do HEVV, Melina Ferrari.
No CETEA os pacientes terão acesso a terapias ocupacionais, arteterapia, musicoterapia, sessões com fonoaudiólogos e fisioterapeutas, além de receberem o atendimento de psicólogos e psicopedagogos. As famílias também farão acompanhamento com assistentes sociais e poderão participar de grupos terapêuticos. Todo o espaço foi planejado e reformado para levar acolhimento, conforto e comodidade para quem está recebendo o atendimento.
Neste serviço, também está previsto o atendimento de novas especialidades médicas como neuropediatria, psiquiatria infantil e pediatria. “Investimos no CETEA para acolher as famílias que têm a necessidade deste serviço. Vamos oferecer um tratamento individualizado e integrado. É um marco para o HEVV”, destaca o pastor Rodrigo André Seidel, presidente da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), que é a instituição mantenedora do HEVV.