Inteligência de dados na gestão de obras e assessoria de projetos

A inteligência de dados está cada vez mais próxima e importante da realidade de todos os setores. Com a construção civil não é diferente. A matéria a seguir foi publicada no site da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e achei relevante trazer o tema para discussão. Uma das maiores dificuldades na gestão dos projetos é falta de controle nos custos e prazos de execução. Essa é também a principal reclamação de quem contrata empresa para realizar uma obra ou reforma. E se eu disser que já existem mecanismos para minimizar esses problemas?

A gestão de obras e a assessoria de projetos de construção industrial e civil são desafios de todo construtor para garantir o sucesso e a qualidade das obras. E, com a utilização de soluções inovadoras por meio de uma plataforma inteligente de dados, é possível ter a obra na palma da mão, ganhando mais eficiência e precisão.

Novas metodologias e ferramentas inovadoras são adotadas por empresas que decidiram atuar na resolução dos principais problemas enfrentados pelo setor. “Focamos em descobrir as dores e problemas do setor, percebendo a dificuldade das lideranças na gestão dos dados dos projetos, falta de controle nos custos e prazos de execução, propondo para o mercado soluções para estes problemas”, explica Pedro Nery, CEO da PHD Engenharia.

Algumas metodologias utilizadas pelas plataformas inteligentes de dados, como por exemplo, o Last Planner System (LPS), o Lean Construction, a gestão de KPIs e o foco na execução, ajudam no direcionamento na tomada de decisão rápida dos gestores.

O LPS é uma metodologia de planejamento colaborativo que envolve todos os participantes do processo de construção e ajuda a minimizar o risco de atrasos e problemas durante a obra. Já o Lean Construction é uma filosofia de gestão que visa reduzir o desperdício e aumentar a eficiência em todas as etapas da obra.

A gestão de KPIs (Key Performance Indicators) é uma ferramenta de monitoramento que ajuda a identificar pontos fortes e fracos do projeto e permite que os gestores tomem decisões mais assertivas. E, por fim, o foco na execução é fundamental para garantir que o projeto seja entregue dentro do prazo e com a qualidade desejada.

Há 5 anos atuando diretamente no desenvolvimento de assessoria técnica em gerenciamento e planejamento de projetos com foco na melhoria da execução, performance, comunicação e produtividade em obras industriais e civis em todo o Brasil, a PHD Engenharia já geriu mais de R$ 1,5 bilhões em projetos em mais de 80 empresas no Brasil.

“Na PHD usamos inovação e dados para mudar a cultura dos negócios e das obras. Atuando na gestão com performance, temos um time de especialistas que atua com foco na execução e em parceria com os nossos clientes”, explica Nery.

Segundo o CEO, com a utilização dessas metodologias inovadoras e a plataforma inteligente de dados, a gestão de obras e a assessoria de projetos de construção industrial e civil ganham mais precisão e eficiência, permitindo que os gestores tomem decisões mais rápidas e assertivas. Isso significa que a obra é entregue dentro do prazo, com a qualidade desejada e com custos reduzidos.

Por: Leticia Vieira com informações da Câmara Brasileira da Indústria da Construção

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.