Tranquilidade e privacidade com o isolamento acústico

Aline Pagotto

Foto: Freepik

Um elemento importante em qualquer construção, o isolamento acústico ajuda a reduzir a transmissão de ruídos externos e internos, garantindo tranquilidade e privacidade na sua casa.

Segundo a arquiteta Lara Guimarães, dependendo dos elementos utilizados e do tamanho do espaço, é possível reduzir em até 80% o ruído.

Banheiro funcional demanda a escolha correta de peças

Arquiteta Lara Guimarães. Crédito: arquivo Pessoal

Cada ambiente também apresenta uma necessidade. Para isso, é necessário escolher os materiais adequados.

“Para isolar um estúdio, existem diversos materiais que podem ser utilizados para isolamento acústico, como lã de vidro, lã de rocha, espumas acústicas, entre outros. Escolha os materiais adequados para cada ambiente da casa, levando em conta fatores como a frequência e intensidade dos ruídos”, disse ela.

Esquadrias

Lara reforça que utilizar portas e janelas com vedação acústica é importante. “As portas e janelas são precisam contar com vedação acústica, que oferecem um bom isolamento do ruído e reduzem a transmissão de barulhos externos”, afirma.

A arquiteta também destaca que usar madeira e tecidos são boas opções para reduzir as transmissões dos ruídos. Porém, as esquadrias acústicas também ajudam a evitar barulhos.

“É importante se atentar às esquadrias. As portas acústicas possuem toda a estrutura que veda o som, além dos vidros que podem ajudar a isolar o barulho e garantir a tranquilidade do ambiente”, conta ela.

Além disso, a manutenção regular no sistema de isolamento acústico de portas e esquadrias, prncipalmente, vai de acordo com as recomendações da empresa contratada.

Lara explica que, para garantir que ele esteja funcionando corretamente e não apresente falhas ou danos, deve-se contratar empresas certificadas e que possam transmitir o maior número de informações possível.

PVC

Para que a maresia não oxidasse suas esquadrias, uma grande preocupação que devemos ter em construções próximas ao mar, a arquiteta Juliana Vervloet, buscou esquadrias em PVC. Segundo ela, o material promove um ótimo isolamento acústico.

“Por conta das folhas soldadas por fusão, o sistema dificulta a troca de calor entre o interior e o exterior da edificação, e melhora a caixilharia que beneficia o isolamento acústico”, pontua.

Juliana explica que o sistema ainda permite a colocação de vidros especiais com películas ou vidros duplos melhorando ainda mais a acústica, no caso de ser uma construção com proximidade a uma avenida de grande movimentação. E os sistemas não são pesados ou de difícil manuseio.

“O PVC é um sistema com excelente custo-benefício. Vale a pena investir em esquadrias com baixíssima manutenção, excelente vida útil e funcionalidade”, finalizou.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.