Já pensou em instalar energia solar na sua casa?

Alex Pandini

Flickr.

Com o avanço da tecnologia e a escassez de recursos naturais, as construções têm sido pensadas cada vez mais dentro do conceito de sustentabilidade, de olho em maneiras mais eficientes de utilização da energia, visando preservar a qualidade de vida para as próximas gerações.

 

Nesse contexto, a utilização de matrizes energéticas limpas, que não degradam o ambiente, ou que causem cada vez menos impacto sobre os finitos recursos existentes no planeta, fontes de energia sustentável tem se desenvolvido mundo afora e se tornado alternativas viáveis para a produção de energia, tanto em larga quanto em pequena escala.

 

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a geração própria de energia solar no Brasil atinge atualmente 25 gigawatts, e representa um número de mais de 3,2 milhões de unidades consumidoras atendidas no país. Desse total, cerca de 2,2 milhões são em imóveis como condomínios de casas e edifícios, casas isoladas, telhados, fachadas de lojas e pequenos terrenos. O segmente traz, desde 2012, mais de R$ 125,8 bilhões em investimentos, gerando mais de 751 mi empregos no acumulado do período. Números que levaram a um incremento de arrecadação aos cofres públicos de R$ 31,5 bilhões.

EXPANSÃO

E se você ainda acha que essa é uma realidade distante, saiba que muito provavelmente na sua cidade já existe alguém querendo vender uma placa solar para você. A tecnologia fotovoltaica já está presente em 5.548 municípios e em todos os estados brasileiros. De acordo com Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da Absolar, apesar do bom desempenho, ainda há muito espaço para crescer. “O Brasil possui cerca de 91,8 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica no mercado cativo, devemos seguir o exemplo de países mais desenvolvidos nesta área, em especial a Austrália, que, com boas políticas públicas, tornou-se referência global no uso da energia solar em residências e empresas, com cerca de 30% das unidades consumidoras naquele país atendidas por sistemas fotovoltaicos”, ressalta Koloszuk.

  SOBRE A ABSOLAR

Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) é a entidade do Brasil que reúne todos os elos da cadeia de valor da fonte solar fotovoltaica e demais tecnologias limpas, incluindo armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde. Com associados nacionais e internacionais, de todos os portes, a entidade é fonte de informação e articulação em prol da transição energética sustentável do Brasil.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.