Mercado de EPIs cresce junto com setor da Construção Civil

Alex Pandini
Construção civil terá ano morno

Foto: Coppermetal .

Expectativa do setor da Construção Civil é de um crescimento médio de 2,5% no Brasil. Na esteira desse crescimento, o mercado de EPIs se mantém em destaque. No ES, uma das principais empresas do setor registra aumento nas vendas desde 2021.

 Os bons resultados do setor da construção civil fomentam outros setores da economia, entre eles o de equipamentos de proteção (EPIs). Dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), indicam que a indústria da construção prevê um crescimento de 2,5% em 2023, em um ritmo de três anos consecutivos de expansão acima da economia nacional. A projeção considera a evolução consistente dos últimos dois anos, o ciclo de negócios do mercado imobiliário em andamento e a demanda habitacional sólida.

 

CENÁRIO ESTADUAL

No Espírito Santo não é diferente, o mercado está em constante crescimento e empresários da construção civil e de setores afins seguem otimistas. Conforme aponta Gustavo Cunha, gerente do Boa Praça EPI, empresa especializada em equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPC), o crescimento nos negócios caminha junto com vários setores da economia, indicando uma evolução gradativa.

Ele destaca que, com o crescimento do mercado imobiliário e hoteleiro após o período mais restritivo da pandemia, houve um aumento significativo nas vendas de EPIs para proteção e prevenção de acidentes. É o que apontam os dados de projeção nacional feito pela Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (ANIMASEG), que mostra um crescimento de 11% nas vendas de 2022 em relação a 2021. E de 19% de aumento no faturamento de 2022 em relação a 2020.
 “A expectativa só aumenta, visto que a proteção da cabeça aos pés é resultado de um trabalho seguro. Para citar alguns dos acessórios fundamentais para trabalhar no setor, estão o protetor solar, capacete de segurança, protetores auditivos, máscaras e respiradores, luvas de segurança, óculos de proteção, cinturões de segurança, roupas e calçados apropriados, entre outros”, destaca Gustavo.
Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.