Mercado estima que estruturas metálicas substituam concreto em 20% das construções no Brasil
Obras modernas e inovadoras, prontas em um prazo menor, com maior preocupação ambiental e durabilidade. São principalmente essas características que têm feito com que as construções em estruturas metálicas cresçam visivelmente no Brasil, despontando como tendência em ascensão, ao ser um método mais ágil, eficiente e sustentável que o convencional, com concreto armado.
Estima-se que, nos próximos cinco anos, 20% das construções sejam em aço no Brasil. Atualmente, elas já representam 15%, de acordo com o Centro Brasileiro da Construção do Aço (CBCA). Nos Estados Unidos, 50% das obras multiandares comerciais são em aço; na Inglaterra, chegam a 70%. E essa tendência já chegou ao Espírito Santo, tanto em obras comerciais e industriais quanto em residenciais.
Mercado no ES
Recentemente, por exemplo, um casal de influencers local iniciou a construção de sua casa em um condomínio de luxo em Vila Velha utilizando exclusivamente estruturas metálicas, projeto que está sendo mostrado, passo a passo, pelas redes sociais, numa aposta em um design contemporâneo, otimizando o tempo e reduzindo desperdícios. Na Serra, uma casa de 485 metros quadrados, no condomínio Alphaville Jacuhy, também foi desenvolvida 100% em solução metálica, combinando estética e funcionalidade. Além disso, várias passarelas, templos religiosos, supermercados, escolas, complexos de galpões industriais e de condomínio logísticos já foram erguidos com estruturas metálicas no Estado.
“A construção metálica tem crescido entre 30% e 50% mais que as obras de concreto nos últimos cinco anos. O aço permite a criação de projetos arquitetônicos únicos e inovadores. Assim, arquitetos e engenheiros estão explorando cada vez mais a flexibilidade que o aço oferece, possibilitando construções com formas arrojadas. No contexto atual, onde sustentabilidade e eficiência são determinantes, a estrutura metálica se destaca por ser uma solução altamente competitiva, capaz de atender às necessidades de produtividade e respeito ao meio ambiente”, comentou Elias Meneghelli Junior, sócio-diretor da capixaba Meta Engenharia, que oferece há 10 anos soluções em estruturas metálicas em aço e concreto pré-fabricadas, tendo entregado mais de 100 mil metros quadrados em obras a cerca de 120 clientes.
Sustentabilidade
Na questão da sustentabilidade, a produção de entulho é praticamente inexistente, e o material utilizado pode ser reciclado ao final da vida útil da obra, já que o aço é um material 100% reciclável. Além disso, é possível que essas estruturas sejam desmontadas e reaproveitadas. Em uma obra convencional, o desperdício de materiais pode chegar até 25%.
“A substituição do concreto pelo aço se justifica até mesmo pelo preço, já que as reduções do tempo e da mão de obra compensam a diferença. Quando se pensa em aço, se pensa em uma obra inovadora, moderna, reciclável e durável”, disse Elias, ressaltando que a procura por estruturas em aço está tão grande que, junto a seu sócio Eduardo Tardin, vão expandir a empresa até o final deste ano, ampliando a unidade fabril, localizada no município da Serra, automatizando a linha de produção e adquirindo novas máquinas.