Jardim Camburi lidera potencial de crescimento na capital
Um estudo inédito realizado pela Futura Inteligência revelou que Jardim Camburi, em Vitória, lidera o ranking entre os bairros com maior potencial de crescimento na capital. Segundo a pesquisa – divulgada em parceria com a Apex, 47% dos novos imóveis deverão ter a configuração de 3 quartos, com tamanho médio de 97 m².
O Espírito Santo está entre os estados brasileiros onde a expansão imobiliária se mostra mais acentuada, e os municípios onde ela mais se verifica são Vila Velha, Vitória e Serra, mas também há empreendimentos em cidades de médio porte do interior, como Cachoeiro, Linhares e Colatina, que contribuem para o bom índice de crescimento do mercado.
Só na capital, Vitória, de acordo com o estudo da Futura Inteligência, é esperada a construção de 2.832 novas unidades nos próximos anos. A diretora da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi/ES), Flavia Gimenes, elenca os atributos de Jardim Camburi para que se tornasse um dos “queridinhos” do mercado: “as qualidades de localização de Jardim Camburi são as melhores de uma capital. Próximo ao aeroporto, à Praia de Camburi e com uma infraestrutura comercial completa, o bairro oferece uma combinação rara de conveniência e qualidade de vida. Além disso, a forte ligação dos moradores com a região e o constante desenvolvimento tornam Jardim Camburi uma das áreas mais promissoras de Vitória”, analisa.
No último ano, Vitória foi a capital com o metro quadrado mais caro do Brasil. Em novembro de 2022, o preço médio do imóvel à venda na cidade foi de R$ 10.360, um aumento de 2,65% em relação a outubro. O valor é 2,7% superior ao de São Paulo, que ocupa a segunda posição, e 13,8% maior do que o da cidade do Rio de Janeiro, que está em terceiro lugar. Esses dados são do Índice FipeZap de novembro 2022, pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que monitora 50 cidades e o preço médio de imóveis anunciados em 16 capitais.