Minha Casa, Minha Vida terá mais de 4.500 unidades construídas no ES

Alex Pandini
Dia Nacional da Habitação

Conjunto habitacional construído pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Foto: divulgação.

Com o anúncio feito na última terça-feira pelo ministro chefe da Casa Civil e coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Rui Costa, de investimentos da ordem de R$ 43 bilhões no Espírito Santo, a expectativa do setor da Construção Civil é para a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida. Existem milhares de unidades não finalizadas pelo programa, devido à sucessiva redução de aporte de recursos no programa nos últimos anos.

 

De acordo com a informações do coordenador do PAC, pelo programa Minha Casa, Minha Vida serão finalizadas 3.273 unidades habitacionais em diversos municípios capixabas. Além disso, outras 1.268 unidades serão construídas. A expectativa é que essa retomada alavanque a geração de emprego e renda, com demanda de serviços para empreiteiras, empresas de engenharia, comércio de material de construção e elétrico, entre outros.

 

INFRAESTRUTURA VIÁRIA

Além do setor habitacional, o PAC também vai permitir a construção, retomada ou finalização de uma série de obras viárias que hoje formam um gargalo logístico para o pleno desenvolvimento das potencialidades econômicas do estado.

 

Para melhorar a mobilidade, o Governo Federal destina recursos para construção de novos trechos das rodovias BR-259 e BR-482, para acesso a Guandu e o contorno de Cachoeiro do Itapemirim, respectivamente. Também está contemplada a finalização da construção do contorno de Serra em Mestre Álvaro (BR-101) e do acesso a Capuaba (BR-447). Estão previstas ainda as duplicações da BR-259 (João Neiva – Colatina – Aimorés) e da BR-262.

 

Outras obras previstas alcançam o aeroporto de Vitória, portos e ferrovias, com o objetivo de tornar o transporte do estado mais sustentável e eficiente. Nas áreas de saúde e educação, estão previstas novas escolas, creches, quadras e unidades de saúde serão retomadas ou concluídas, totalizando 40 obras.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.