Ministério das Cidades investe R$ 3.5 bilhões no RS
O Ministério das Cidades anunciou a utilização da tecnologia de construção industrializada para a reconstrução de casas destruídas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. “Para atender a população do Rio Grande do Sul desalojada pelas inundações de abril decidimos não fazer habitações provisórias – já que, no Brasil, o provisório tende a se tornar definitivo – e usar os instrumentos já existentes, como o programa Minha Casa Minha Vida. Já fizemos o chamamento para empresas e entidades do segmento da construção industrializada porque temos a convicção de que só conseguiremos atender a população gaúcha com o emprego de métodos inovadores.”
A afirmação partiu de Daniel Siegelmann, diretor de Planejamento e Política Habitacional na Secretaria Nacional da Habitação do Ministério das Cidades, ao falar no painel “Reconstrução do Rio Grande do Sul com Sistemas Industrializados”, nesta terça-feira (1), primeiro dia do Modern Construction Show, no Distrito Anhembi, em São Paulo. “Queremos fornecer moradias de qualidade, e não só para o Rio Grande do Sul, o que implica contratar construtoras acreditadas e utilizar materiais de qualidade, que atendam às normas da ABNT”, emendou Siegelmann.
Ainda segundo ele, o governo federal já disponibilizou R$ 3,5 bilhões para as obras de reconstrução.
Nesta sua primeira edição, o evento, que prossegue até quinta-feira (3), reúne 40 expositores de equipamentos e de soluções pré-fabricadas para a construção civil. Além dos estandes, há painéis de debates e quatro seminários técnicos tratando das novas tecnologias construtivas, a cargo de especialistas do Brasil e do exterior.