Moradia na Praia do Canto deve continuar em ritmo valorizado

Praia do Canto. Foto: Wikipedia

Dois fatores são primordiais para a grande valorização no quesito moradia na região da Praia do Canto, em Vitória. A escassez de terrenos para construção de prédios e a gama de opões de serviços que o bairro oferece como lojas, farmácias, supermercado, bares e restaurantes.

A Praia do Canto segue na lista dos metros quadrados mais caros do Brasil e de Vitória, com mais de 100% de valorização, segundo pesquisa divulgada no último ano pela Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), referente aos últimos 10 anos.

O presidente da Ademi-ES, Eduardo Fontes. Foto: Fabricio Santos

Segundo o presidente da Ademi-ES, Eduardo Fontes, a oferta de empreendimentos muito modernos e com projetos muito atuais e tecnológicos tem despertado o interesse do público que deseja morar na Praia do Canto. “São plantas modernas, com cozinha americana, totalmente revestidos, muito bem acabados, com garagem com tecnologia elétrica. Tudo isso contribui para a busca desses imóveis”, disse.

Os novos empreendimentos tornaram-se raridade dentro desse universo que hoje está bem verticalizado, justamente por conta da falta de espaço. Portanto, quem consegue um terreno para edificar tem que agarrar com unhas e dentes.

Eduardo destaca ainda que “não se encontra mais espaços com capacidade para erguer grandes prédios na Praia do Canto. Desta forma, as construtoras estão buscando meios de atingir às adjacências. O Barro Vermelho, por exemplo, está com 6 obras em andamento. O mercado imobiliário vai expandindo ao redor. A questão é não parar de construir’, observa.

Tecnologia e inovação

As antigas casas já deram lugar a diversos empreendimentos e os novos, aqueles que ainda conseguem algum lugar ao sol, investem em um estilo menor, suprindo as necessidades em praticidade e sofisticação como é o caso do edifício Stage, que está sendo construído na Praia do Canto, oferendo moradia prática e segura, erguido pela construtora Mivita.

Estações de carregamento de carros elétricos é uma das vantagens dos empreendimentos na Praia do Canto. Foto: Stage / Mivita

O presidente da construtora, André Pretti, afirma que a valorização da Praia do Canto é um movimento natural envolto pela lei da oferta e da procura. “Como existe um espaço finito na região e uma grande demanda da sociedade, a valorização torna-se real e sólida. Não tem relação com fatores inflacionários”, explica André.

Segundo a empresária da construtora, Livia Giacomin, foi preciso negociar durante um longo tempo para que conseguíssem um espaço apropriado para a construção do empreendimento.

“As pessoas desejam morar em uma região que tenha mais praticidade no dia a dia, seja bem localizada e perto de tudo, só que cada vez mais observamos que os espaços estão se esgotando. ”, afirma Livia.

Enquanto o mundo tem cerca de 50% das pessoas morando em cidades, o Brasil já tem 85%, segundo dados do IBGE. A cidade de Vitória é um bom exemplo nesse número, pois a região da qual falamos está entre as mais queridas para se morar, sendo situada no coração da capital.

Facilidade

O bairro mais badalado de Vitória  foi o escolhido pelo empresário Marcos Álvares para morar com sua família. Ele diz que só encontra vantagens por conta da proximidade.

“Meu apartamento está para sair e acredito que foi a melhor escolha. Tem lojas, a escola da minha filha é ali perto, a academia que frequento é praticamente ao lado de onde vou morar. Para nós é ótimo”, contou.

Estar em um empreendimento envolto de tecnologias também é uma das opções do empresário. “Nada como ter um ponto de carregamento de carros, uma estação de compartilhamentos de bicicletas e outras vantagens. Nós estamos caminhando cada vez mais para o mundo tecnológico, então temos que aproveitar isso”, finaliza Marcos.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.