Morar em casa ainda é desejo de consumo no Espírito Santo

Alex Pandini

Ilustração da entrada do residencial Botanical, empreendimento em desenvolvimento pela Construtora Sólida. Crédito: divulgação.

 

As cidades de Vitória e Vila Velha estão entre as mais verticalizadas do país. Vitória está em quarto lugar, com 45,4% de seus moradores vivendo em apartamentos. A Capital fica atrás apenas de Santos (63,45%), Balneário Camboriú (57,22%) e São Caetano do Sul (50,77%). Já Vila Velha ocupa a 11ª posição, com 37,89% de sua população em apartamentos, índice mais alto, inclusive, do que no Rio de Janeiro (36,03%) e em Belo Horizonte (34,96%).

 

Embora haja o crescimento da verticalização, de acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há ainda pessoas que desejam viver em casas. Para quem alimenta esse desejo de consumo, uma boa opção em Vila Velha é o bairro Prainha. Localizado aos pés do Convento da Penha, o visual, por si só, é um atrativo para morar bem. Além disso, o comércio, o aquaviário, a proximidade com o Centro e a rede de comércio e serviços, e ainda, os bares e restaurantes no entorno do patrimônio histórico, reforçam a cada dia o conceito de lazer e segurança no bairro mais antigo de Vila Velha. Um bairro bucólico, com ruas pacatas e muita história para contar.

 

ECO-FRIENDLY

É na Prainha que a Sólida Empreendimentos investe em um condomínio de luxo horizontal. A empresa ainda não divulga os detalhes, mas afirma que em breve anunciará seu próximo projeto: um exclusivo condomínio de casas na Prainha. Com uma profunda conexão com a natureza, o novo empreendimento oferecerá uma experiência única de moradia sustentável. Cada uma das 51 residências será um espaço de conforto e tranquilidade, projetado com tecnologias sustentáveis, garantindo um estilo de vida eco-friendly.

 

Vista aérea da Prainha, em Vila Velha, antes da reforma da praça. Foto divulgação.

 

“Entendemos que a Prainha é um refúgio para quem busca uma conexão mais íntima com a natureza, e é exatamente esse o espírito que queremos manter”, explica Vitor Morales, diretor da Sólida. Ele reforça que o projeto foi pensado para se integrar de forma harmônica com o entorno, utilizando práticas sustentáveis desde a concepção até a execução.

 

VANTAGENS

Além disso, a Prainha está se tornando um dos pontos mais desejados para moradia por vários motivos. No âmbito da infraestrutura, a presença do sistema aquaviário possibilitou que turistas e moradores de outras regiões visitem o local. E no final do mês de março, foi inaugurado no novo Parque da Prainha. Com 42,5 mil metros quadrados de área, a revitalização inclui a construção de espaço para eventos, banheiros, área gastronômica, parquinho para crianças, academia popular com equipamentos em aço inox, pistas de caminhada e de corrida, ciclovia, estacionamento, entre outros.

 

Vitor Morales, diretor da Sólida. Foto divulgação.

 

Outro destaque no bairro é a gastronomia. Bares e restaurantes com propostas diversificadas, passando pela comida nordestina e italiana e uma cafeteria francesa. Inclusive, restaurantes tradicionais e famosos no bairro Praia da Costa migraram para a Prainha.

 

Para o diretor da Sólida esse é o foco da construtora. Condomínios de casas, em consonância com a natureza, em que o projeto paisagístico utiliza espécies da mata atlântica, mas também próximo ao comércio, restaurantes, supermercados e acesso rápido aos centros urbanos. “Buscamos não apenas valorizar o bairro, mas também respeitar o seu caráter único. Nossas casas são projetadas para atuar de maneira integrada na paisagem, tornando-se parte dela e não um elemento disruptivo. A ideia é oferecer uma experiência de vida que equilibra conforto moderno com o contato com a natureza com o objetivo de preservar e conservar o meio ambiente”, conclui Morales.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.