Na hora da mudança, evite dor de cabeça

Na hora da mudança, evite dor de cabeça

Foto: Freepik

Na hora da mudança… fique atento. Um novo endereço pode ser uma experiência emocionante e desafiadora ao mesmo tempo.

Além de lidar com a ansiedade e a expectativa da nova casa, é preciso organizar o transporte dos pertences, o que pode ser bastante estressante.

Na hora da mudança

Se você está se preparando para uma mudança, confira algumas dicas para diminuir a dor de cabeça. A primeira delas é o planejamento. Ele é a chave para uma mudança tranquila.

Comece a se preparar com antecedência. Portanto, “faça uma lista de tarefas e estabeleça um cronograma para cada etapa da mudança. Isso inclui a contratação de uma empresa de mudança, a organização dos pertences, a embalagem dos objetos frágeis e a limpeza da casa antiga”, esclarece a personal organizer Dina Santos Peixoto.

Antes de começar a embalar os pertences, faça uma seleção do que realmente precisa ser levado para a nova casa. Logo, “desapegue dos objetos que não têm mais utilidade ou que não têm valor sentimental”, destaca Dina. Assim, ajuda a reduzir a quantidade de coisas a serem transportadas e torna o processo de embalagem mais fácil, destaca a profissional.

E, acredite, caixas de ovos de ispor são perfeitas para transportar joias e bijuterias.

Embalagem

na hora da mudança, fique de olho na embalagem

Embale individualmente, copos, taças e outros
objetos frágeis

A embalagem dos pertences é uma das etapas mais importantes da mudança. “Utilize caixas de papelão resistentes e etiquete cada uma delas com o nome do cômodo e o conteúdo”, aponta Dina.

Objetos frágeis precisam de um cuidado especial. Copos e pratos devem ser embalados um por um. “Sempre com plástico bolha como se estivesse embrulhando um presente. E evite colocar um copo dentro do outro”, destaca a personal organizer. 

Outra dica importante. Antes de empacotar abajures e lustres, retire uma por uma as lâmpadas deles. Nesse contexto, tem mais alguns truques que vale a pena anotar: “coloque objetos frágeis dentro de meias, é uma forma barata de garantir que cheguem intactos”, aponta Dina.

“Ah, em cremes e perfumes que podem vazar, coloque um plático embaixo da tampa”, completa a profissional.

Serviço profissional

Na hora da mudança, cuidado com a contratação do serviço

Verifique as recomendações da empresa que for contratar. Foto: Freepik

Contratar uma empresa de mudança pode ser a solução para todos os problemas. Mas, dependendo da empresa, essa contratação pode ser o problema. Então, certifique-se de escolher uma empresa confiável e com experiência no ramo. Verifique as referências e os preços antes de fechar o contrato. Além disso, certifique-se de que a empresa oferece seguro para os pertences transportados.

O ortodontista Maurício Sena conhece bem esse processo. O pai trabalhava em uma multinacional no setor da mineração e, entre infância e adolescência, foram oito mudanças. Depois, já adulto, precisou morar dois anos fora para fazer pós-graduação.

A princípio, uma contratação mal feita pode causar muito transtorno. No entanto, isso não significa que seja a mais barata. “Lembro que em uma de nossas muitas mudanças, a empresa atrasou a entrega, quebrou agumas peças e ainda sujou muitas coisas. E meus pais haviam contratado o serviço mais caro”, relata.

Organização na nova casa: ao chegar na nova casa, comece organizando os pertences nos cômodos correspondentes. Isso pode ajudar a reduzir a confusão e o estresse na hora de desembalar as caixas. Da mesma forma, certifique-se de que a nova casa esteja limpa e pronta para receber os pertences.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.