Novas tecnologias na serralheria facilitam mecanização do trabalho
No ramo da serralheria e da construção civil, a demanda por trabalhos mais otimizados tem feito os profissionais buscarem recursos e tecnologias adequadas para garantir qualidade nos serviços que oferecem, em um ambiente sempre mais e mais competitivo. A tendência nesse segmento da Construção Civil é de menos tarefas com força motriz manual e mais etapas mecanizadas. As empresas fabricantes de serras, ferramentas e instrumentos de medição estão de olho nesse movimento de aprimoramento profissional e vêm lançando novos modelos, com base em estudos e pesquisas desenvolvidas em suas linhas de produção.
Uma das maiores fabricantes de ferramentas do mundo, a Starret, desenvolveu uma nova linha de discos flap que prometem ser a porta de entrada para a mecanização dos trabalhos do serralheiro. Quatro novos discos foram formulados com lixas de óxido de alumínio, destinados a serviços que vão desde desbastes até acabamentos superficiais em materiais metálicos que passam por um processo de soldagem. “Nossa proposta é oferecer uma solução de entrada para o profissional que lida com o momento pós solda. Quem busca deixar de utilizar produtos manuais recorrerá a essa nova linha de discos, que funciona como uma transição entre a realização manual e mecanizada dessa tarefa”, explica o gerente de produtos da Starrett, Leandro Zago.
DETALHES
Os novos discos flap vêm para o mercado com granulações diversas, sendo os grãos 40 e 60 de ataque mais agressivo quando utilizados nas esmerilhadeiras, e os grãos 80 e 120 de ação mais suave. Todos eles são disponibilizados na versão de 4,5 polegadas, o tamanho mais comum demandado pelo mercado. Outras características desses produtos que os diferenciam do restante da linha são as lixas retas e a base feita de nylon.
“Os discos proporcionam uma ação de desbaste consistente e controlada, que se ajusta às irregularidades da superfície trabalhada, resultando em um acabamento ou em um desbaste uniforme e de alta qualidade para os profissionais. Com uma procura cada vez maior pela mecanização dos processos, a nova família vem para ajudar nessa transição, tanto em questão de simplicidade de aplicação quanto em relação ao custo”, destaca Zago.
ESCOLHA O DISCO ADEQUADO
A seleção do disco adequado para uma determinada tarefa depende do material a ser trabalhado e do resultado desejado. Grãos mais grossos são recomendados para desbaste e remoção de material, enquanto grãos mais finos são indicados para acabamento e polimento.
“Além disso, é essencial o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como óculos de segurança, luvas e protetores auriculares no momento do trabalho, bem como verificar se o disco está adequadamente fixado na ferramenta antes do uso e seguir as especificações de velocidade recomendadas. Essas são práticas importantes para garantir a segurança do profissional”, orienta Leandro Zago. A Starrett ainda disponibiliza ao público um vídeo de treinamento em relação ao uso de discos abrasivos, que abrangem o tipo flap. Veja abaixo:
SOBRE A STARRET
A Starrett é uma das maiores fabricantes de serras, ferramentas e instrumentos de medição do mundo. Tem mais de 140 anos de expertise no desenvolvimento de produtos, oferecendo soluções em corte e medição para segmentos como indústria automobilística, aviação, marinha, até equipamentos agrícolas, ferramentas para trabalhos manuais, também sendo destinados para construtores, carpinteiros, encanadores, eletricistas etc. Com fábricas localizadas nos principais polos econômicos do mundo, Estados Unidos, China e Brasil, na cidade de Itu (SP), mais de 100 países recebem as ferramentas produzidas pela empresa.