Novos empreendimentos adotam o coworking nos condomínios residenciais
A pandemia foi o divisor de águas na forma de trabalhar quando permanecer em casa era necessário e as atividades laborais não podiam parar. Passado o momento conturbado, a vida voltou ao normal, mas a relação com o trabalho mudou. Os condomínios residenciais já contam com áreas de lazer, academias, espaços gourmets, de beleza, para pets, entre outros. Então, por que não pensar em um espaço totalmente voltado para o trabalho?
O home office e o trabalho híbrido se consolidam como tendências fortes, oferecendo mais flexibilidade, autonomia e qualidade de vida para os profissionais e os espaços coworking expandiram em todo o país. De acordo com Censo Coworking 2024, no último ano, o número de empreendimentos de coworking aumentou em 20% no Brasil. Hoje, há 2.986 espaços desse tipo no país.
NOVO CENÁRIO
Agora, em 2024, um novo cenário se apresenta. Os condomínios residenciais passaram a adotar a modalidade, o que facilita muito a vida dos moradores que trabalham de casa, mas não possuem um cômodo, como por exemplo, o quarto de hóspedes que pode se transformar em escritório para realizar suas atividades. Por isso, as construtoras atentas às demandas e necessidades da sociedade, oferecem os espaços residenciais compartilhados nos novos empreendimentos. O objetivo é facilitar a vida das pessoas, principalmente aquelas que vivem nos grandes centros urbanos.
De maneira prática, o coworking nos condomínios residenciais são espaços com infraestrutura de qualidade e todos os aparatos necessários para que se consiga trabalhar com total comodidade. Eles contam com mobiliário confortável e ergonômico, iluminação adequada e internet de qualidade e com acesso disponível.
É caso da construtora Proeng, na qual os empreendimentos lançados recentemente como, Camburi Reserve, Skyline e Harmony oferecem a modalidade aos moradores, com mobiliário completo de mesas e cadeiras; e TV como suporte eletrônico para reuniões.
Outra construtora que também conta com espaço coworking é a Épura, nos empreendimentos Lúmea, em Jardim Camburi e HomePlus, em Itaparica. O espaço possui três sala com estrutura para pequenas reuniões, acomodando até quatro pessoas por sala, além de um coffee shop.
Fabiano Martins, gerente comercial da empresa, analisa que as novas profissões que vêm surgindo no mercado de trabalho, novos modelos de contratação, a maior flexibilidade das organizações em relação ao local em que seus colaboradores podem realizar suas tarefas, nos dias de hoje é fundamental que os empreendimentos tenham uma estrutura para trabalho remoto.
“O espaço coworking, que são espaços de trabalho compartilhados pelos condôminos, estão cada vez mais bem dimensionados e estruturados. Na Épura nos entendemos que estes espaços devem acomodar desde aqueles moradores que precisam receber alguém para um café, em uma conversa informal, até pequenas reuniões, em salas fechadas, com a participação de até 4 pessoas. Nossos espaços buscam trazer uma experiência agradável, dinâmica e funcional para os trabalhadores em Home Office”, disse Fabiano.
A Javé Construtora também reconhece essa mudança e oferece soluções inovadoras para atender às suas necessidades de trabalho remoto. No empreendimento Costa Living, é possível desfrutar de ambientes flexíveis e modernos para reuniões de negócios de todos os portes, ideais para networking e colaboração entre equipes. E o Sky Garden é perfeito para quem prefere um ambiente mais formal e profissional para encontros com clientes e stakeholders.
INFORMALIDADE E LAZER
Já para trabalhar com um clima descontraído e aconchegante, um dos lançamentos mais recentes da construtora, o Terrace, é ideal para quem busca foco e produtividade em um ambiente informal, com conectividade de alta velocidade para trabalhar sem interrupções.
Por fim, para quem busca conciliar trabalho e lazer, o Castle Hill oferece uma segunda moradia ideal nas montanhas capixabas. Com localização estratégica próxima Pedra Azul, Rota do Inhame e Rota das flores, o condomínio conta com espaços home office e coworking para você trabalhar com conforto e privacidade em meio à natureza.
O diretor comercial da Javé, Diego Freire, afirma que trabalhar em casa com a infraestrutura completa de um escritório a um clique no botão do elevador é extraordinário. “A tendência do home office e do trabalho híbrido se consolida, e os imóveis da Javé oferecem tudo que você precisa para ser produtivo e ter sucesso profissional”, aponta.
BEM-ESTAR E FUNCIONALIDADE
Atenta às tendências do mercado, a Kemp Empreendimentos lança edifícios em Vila Velha que vão além e oferecem espaços que facilitam o dia a dia de seus moradores, como os ambientes de home office e coworking, projetados para maximizar a produtividade, bem-estar e criatividade.
Nos lançamentos mais recentes da empresa, destacam-se o Ilha de Palm Beach e o Ilha de Murano, onde existem espaços de trabalho funcionais, ergonômicos, inspiradores e esteticamente agradável.Outros empreendimentos são Ilha de Malta, Ilha de Okinawa, Ilha de Key West e Ilha de Vancouver, que também contam com um ambiente tranquilo para trabalhar e que se encaixam em uma forma de morar funcional.
A MZI Incorporadora acaba de entregar o Landscape Green Living, empreendimento com planta única, que potencializou o conceito sofisticado de moradia na Enseada do Suá, com vista para a Praça do Papa.
Ele oferece um ambiente especialmente projetado para atender às demandas de trabalho de seus moradores, a sala de reunião. De forma compartilhada, poderão realizar atividades corporativas em ambiente profissional, mobiliado adequadamente. Uma alternativa cada vez mais demandada nesses tempos de home office.
Regras para utilização
Como todo espaço coletivo, há regras a serem seguidas, e não seria diferente no coworking residencial. A vice-presidente do segmento de administração de condomínios da Ademi-ES, Patrícia Sperandio, explica que como em qualquer espaço coletivo há regras e normas para que a convivência seja saudável.
Ela orienta os moradores agendarem o horário na portaria ou pelo aplicativo do condomínio, pois há limite de quantidade de pessoas, conforme a quantidade de cadeiras no espaço físico. Também é muito importante o cuidado e o zelo no coworking. “Manter o espaço limpo e o silêncio durante as atividades laborais e não fazer uso de bebida alcoólica são regras fundamentais para a manutenção da qualidade do espaço e garantir um ambiente adequado para trabalahar”, orienta Patrícia Sperandio.
Vantagens do coworking residencial
Além de ser um ambiente arquitetônico bem planejado, em geral com mesas, bancadas, poltronas, cadeiras, wi-fi, ar-condicionado, sala de reunião e pode até conter equipamentos de uso comunitário, outro aspecto positivo é a economia financeira e do tempo. Como o espaço faz parte do condomínio, o morador não precisa ter o custo de alugar um local fora, gastar dinheiro e tempo com combustível ou transporte para o deslocamento e com as refeições que podem ser feitas em casa.
Também vale ressaltar o home office com a presença dos filhos, a dinâmica e distrações que há em casa, como a TV. No espaço coworking, é possível trabalhar em silêncio e sem interrupções. E no quesito networking, pode ser uma oportunidade de entrar em contato com os vizinhos, se relacionar com outras pessoas e assim estreitar as relações com moradores, além da possibilidade de discutir ideias e compartilhar experiências.