Novos produtos para uma superfície sustentável
A Cosentino, empresa líder global na produção de superfícies sustentáveis para arquitetura e design, apresenta um novo produto que combina materiais não convencionais e recuperados para criar um conceito de superfície sustentável, que pretende estabelecer uma nova referência para o setor. Desenvolvido em colaboração com o icônico estúdio italiano Formafantasma, a coleção foi batizada de Erthic by Silestone XM.
Os criadores entregam o produto ao mercado dizendo fazer parte “do compromisso de longo prazo no esforço para se tornar uma empresa mais sustentável, e continuar a pavimentar um caminho para minimizar de forma tangível o impacto das superfícies no futuro. O objetivo é conscientizar sobre a importância do design além da estética e priorizar processos de produção sustentáveis”, afirmaram Andrea Trimarchi e Simone Farresin, da Formafantasma. “A nossa colaboração com a Cosentino é uma tentativa de projetar de dentro para fora, onde as escolhas estéticas correspondem diretamente as escolhas éticas e sustentáveis”.
Earthic by Silestone XM foi lançado em abril de 2024. Representando a próxima geração de superfícies híbridas minerais, Silestone XM distingue cores e coleções trazidas ao mercado por ter um teor máximo de sílica cristalina de 10%. E, graças a uma tecnologia exclusiva do fabricante, é produzida com 100% de energia elétrica renovável e 99% de água reciclada.
A coleção oferece um novo conceito de design, com uma composição avançada de até 30% de materiais reciclados, incluindo vidro reciclado, PET, bio-resina e fragmentos de Dekton. A proposta é uma abordagem mais sustentável ao design de superfícies. Por exemplo, ao utilizar fragmentos reciclados de Dekton descartados, evita-se a extração de novas matérias-primas. Além disso, na fabricação das superfícies é utilizada bioresina pós-consumo (entre 16% e 23%) derivada de óleo vegetal e óleo de cozinha reciclado, além de garrafas plásticas, que são transformadas em escamas distintas que revelam suas características únicas na superfície.