O vaso entupiu! E agora?! Saiba o que fazer para resolver
O blog falou ontem sobre o passo a passo de uma reforma de sucesso no banheiro. Hoje vamos te ajudar, caso você tenha que enfrentar um problema desagradável: o entupimento do vaso sanitário. Pior do que encontrar uma barata enorme no piso do banheiro, não é mesmo? Bom, diante de um problema desses, é importante saber como agir. Vão aí algumas dicas para resolver o entupimento sem a necessidade de chamar um encanador, desde que seja possível, é claro.
DESENTUPIDOR
A primeira atitude deve ser utilizar o bom e velho desentupidor de borracha, ferramenta básica que resolve a situação na grande maioria dos casos. A utilização não tem nenhum mistério. Basta posicionar o desentupidor de forma que a vedação esteja bem ajustada ao redor do ralo e, em seguida, pressionar para cima e para baixo vigorosamente. A pressão criada ajuda a soltar o entupimento e a restaurar o fluxo da água.
ÁGUA QUENTE
Se, mesmo procedendo dessa forma, o entupimento persistir, é hora de ir para outra tentativa. A sugestão é despejar água quente no vaso sanitário, tomando o devido cuidado para evitar queimaduras. Porém, é necessário não usar água fervente, posto que a alta temperatura pode danificar a tubulação. De todo modo, a temperatura aquecida da água pode ajudar a dissolver gorduras e sabão que possam estar causando o entupimento.
DETERGENTE E SABÃO
Colocar algumas colheres de sopa de detergente ou sabão, seguido de água quente pode ser uma solução eficaz. O sabão ajuda a quebrar as substâncias gordurosas e lubrifica o entupimento, facilitando sua remoção.
BICARBONATO, VINAGRE E SUCÇÃO
A mistura de bicarbonato de sódio e vinagre deve ser feita usando as medidas de 1/2 xícara de bicarbonato de sódio e 1 xícara de vinagre. Despeje primeiro o bicarbonato, espere assentar (alguns segundos) e depois adiciona o vinagre. Deixe a reação efervescente agir por alguns minutos. Na sequência, mãos à obra com o seu desentupidor!
ARAME
Se nenhuma das soluções anteriores foi exitosa, pode ser que haja um objeto (como pato purific, por exemplo) causando o problema. Ao identificá-lo, é possível usar um fio de arame para alcançá-lo e puxá-lo para fora com cuidado, sempre utilizando luvas de proteção.
PRODUTOS QUÍMICOS
Outra alternativa são os produtos específicos vendidos para o desentupimento de pias e vasos sanitários, como o famoso “diabo verde”. Mas é necessário ter cuidado ao manipular esses produtos, seguindo corretamente as instruções de uso, sempre usando luvas de proteção. É importante evitar o uso excessivo, pois esses produtos podem danificar o encanamento se não forem utilizados corretamente.
ENCANADOR
A segurança é fundamental ao lidar com entupimentos, e em todos os procedimentos que citamos, não se deve usar força excessiva, pois isso pode danificar o vaso sanitário ou o encanamento, e até trazer risco à você. Se, apesar das tentativas anteriores, você não obtiver sucesso, ou mesmo, se perceber que a situação pode ser mais séria do que parece, é hora de procurar ajuda profissional especializada de um encanador.