Os benefícios da automação
O que você acha de comandar o funcionamento da sua casa na palma da mão? Essa é uma possibilidade, garantida pela automação, que todo mundo gostaria de ter. A automação doméstica, que ganha mais e mais adeptos a cada dia, permite o controle de sistemas básicos da residência por meio de um toque na tela ou pelo som da sua voz.
Muitos sistemas funcionam por meio do controle e do monitoramento pelo smartphone e com uma conexão com a internet. É claro que existem algumas particularidades, dependendo dos acessórios utilizados e do nível de automação escolhido para a residência.
Conforto
Acender e apagar luzes, encher uma banheira, acionar um aparelho de ar condicionado ou mesmo uma cafeteira. Essas ações, que há três ou quatro décadas não passavam de uma imaginação fértil na mente de criadores de desenhos como “the jetsons”, hoje estão ao nosso alcance.
A automação residencial ainda é relativamente desconhecida para muitas pessoas. Mas, à medida que mais produtos e tecnologias se tornam mais acessíveis, aumenta o número de clientes que está atualizando suas casas.
O pedido mais comum entre os clientes que buscam o serviço de automação é a integração de todos os controles, por meio de um tablete ou celular”, aponta o empresário Raigner Rocha, que nos últimos seis anos tem facilitado a rotina de muitas pessoas com a automação.
Para se ter uma ideia ainda maior do quanto a automação é capaz de facilitar a rotina das pessoas, ela permite, por exemplo, que o proprietário de um imóvel, localizado no município de Santa Teresa e utilizado para locação, possa abrir a porta para as pessoas que o alugaram, mesmo estando em Vitória ou qualquer outra cidade.
Os proprietários de imóveis automatizados, reiteram as vantagens do investimento. “ Ligar uma televisão, baixar uma cortina, tudo em apenas um comando. Isso facilita muito a utilização das coisas dentro de casa. O conforto é indiscutível”, enfatiza a contadora Angélica Rodrigues, que nem imagina hoje sua rotina sem essas facilidades.
Bebê a bordo
Para mães, pais, avós de primeira viagem segunda ou terceira), a possibilidade de verificar se a criança está em segurança é tudo de bom.
Além das câmaras e babás eletrônicas que podem estar ligadas ao sistema de automação, há uma vantagem muito moderna, capaz de trazer muita paz. Acredite, o sistema permite cortar a energia das tomadas que não estão em uso.
“Quando chamei a empresa para fazer a automação aqui de casa, nem imaginava que isso seria possível. Mas, descobrir que era possível acabar com o risco do tão temido dedinho na tomada e o choque nada agradável, que pode trazer consequências bem graves, confesso que foi minha maior alegria”, conta a empreendedora paulista Flávia Andrade, que mora no Espírito Santo há quatro anos.
Segurança
Outro benefício significativo da automação é a segurança. Isso porque, com esse sistema, é possível instalar câmeras, até mesmo por meio de uma simples lâmpada, e monitorar o imóvel, de qualquer lugar, com acesso à internet.
Esses sistemas inteligentes também facilitam o controle de acesso por parte dos moradores quando chegam às residências. “Em vez de uma porta com fechadura, que precisa ser aberta com chave, por exemplo, é possível instalar leitores biométricos e conectá-los às câmeras de segurança. Assim, fica fácil e muito mais seguro conferir quem entrou e saiu de sua casa durante o dia”, enumera Raigner.
E, caso alguém entre na casa, o proprietário recebe um alerta em seu smartphone. E pode assistir tudo o que está acontecendo em seu celular.
Após automatizar a sua casa, é possível adotar algumas medidas que aumentam a segurança.
Confira:
- Programe o acendimento das luzes antes de chegar em casa;
- Utilize câmeras com sensor de presença em diferentes locais do imóvel;
- Instale sensores de vazamento de gás ou água;
- Programe envio de alertas das câmeras e dos sensores de movimento, caso haja acesso de pessoas estranhas na casa;
- Abra ou feche as cortinas mesmo que não haja pessoas em casa; e
- Programe que televisores sejam ligados em diferentes horários.
Produzido por Leticia Vieira e Luciene Araujo