Os caminhos para a Inovação
Na última quinta-feira (9/11), trouxemos a análise do VP de Indústria de Base e Bens de Capital da Falconi, André Chaves, sobre os desafios no avanço do uso de inovação na Construção Civil. A Falconi realizou uma pesquisa com 144 empresas e constatou que ainda há pouca adesão às soluções baseadas no uso de tecnologias mais modernas, como inteligência artificial (14%), IoT (3%) e blockchain (3%). Isso traz consequências para a eficiência no setor.
Um exemplo é a indisponibilidade de equipamentos, problema recorrente e responsável por quase 50% dos atrasos em obras de infraestrutura. Algo que, segundo Chaves, pode ser revertido ou atenuado através da adoção de IoT (Internet das Coisas), solução que permite rastreamento em tempo real para identificar e localizar, disponibilidade e performance de maquinário. Assim, é possível saber, por exemplo, se um equipamento está prestes a falhar, paralisando a obra.
Outra possibilidade é adotar solução de blockchain, aportando mais segurança e rastreabilidade ao processo de mensuração dos avanços em obra, um dos maiores desafios das construtoras e incorporadoras. “Ou ainda as metodologias como lean construction e BIM (Building Information Modeling), que até aparecem nas respostas da pesquisa, mas que ainda não são aproveitadas em sua totalidade. Elas são capazes de reduzir desperdícios e melhorar processos produtivos dentro do setor”, afirma Chaves.
NO RADAR
A busca por eficiência, seja ela por meio da inovação ou melhores práticas de gestão, fica ainda mais clara quando a pesquisa mostra que as prioridades de investimentos dessas organizações para os próximos 12 meses serão a conclusão de projetos no prazo e no custo inicialmente planejado (66%), melhora na experiência dos clientes (44%) e construção industrializada (41%). Paralelamente, 37% dos respondentes se mostram otimistas com a disrupção do setor nos próximos cinco anos.
Segundo Chaves, a construção industrializada é um caminho sem volta – já adotado pelas grandes empresas do setor. “As construtoras e incorporadoras que trabalham com milhares de obras pelo Brasil já perceberam as vantagens da adoção de ferramentas inovadoras em seus processos, buscando a redução de desperdícios, desvio de custos e prazos e a geração de melhores resultados. Se as outras empresas não acompanharem essas mudanças, correm o risco de ficar para trás”, diz.
O risco, alerta o VP, é dessas empresas não acompanharem as boas expectativas para 2024. Mesmo em um ano desafiador devido aos juros elevados e a queda das demandas, 67% das empresas têm expectativa de crescer nos próximos 12 meses.
SOBRE A FALCONI
A Falconi é a principal consultoria brasileira em gestão de negócios e pessoas, com projetos que abrangem mais de 40 países em mais de 50 setores econômicos. Ela é amplamente reconhecida por sua expertise nos domínios estratégico (estratégia, modelos de negócios e estrutura organizacional), tático (alinhamento de processos e alcance de metas) e operacional (alinhamento e monitoramento de operações), com transferência de conhecimento para os clientes. A Falconi possui escritórios no Brasil e nos Estados Unidos, além de uma equipe de mais de 1.000 profissionais qualificados em quatro continentes. Contando com uma metodologia proprietária, tecnologia avançada e inteligência de dados, a Falconi acelera a criação sustentável de valor para clientes em todo o mundo.
SOBRE A SOFTPLAN
O Grupo Softplan é um dos maiores ecossistemas de negócios SaaS do país. Suas soluções de gestão levam eficiência para segmentos complexos e de extrema importância para a sociedade e economia do país. Possui atuação em todo território nacional e na América Latina, com mais de 2.700 colaboradores e 12.000 clientes. É a empresa líder em tecnologias especialistas na Indústria da Construção e está no mercado há 33 anos. Através do Sienge, principal plataforma de gestão para o setor, oferece a maior cobertura da cadeia no Brasil. Nos últimos anos, por meio da aquisição de outras empresas especialistas no segmento, consolidou o Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção: Sienge, Construmarket, CV CRM, Prevision, Refera, eCustos e Collabo. Juntas, as soluções permitem a integração da cadeia de ponta a ponta, desde o orçamento até o pós-venda, e conectam mais de 1,2 milhão de profissionais da construção.