Paisagismo: muito além de muita beleza
Paisagismo e jardinagem são atividades que vão muito além de melhorar a aparência de um jardim, uma varanda, uma área de lazer ou mesmo um espaço interno. Ou ainda, contribuir para o controle da temperatura ambiente e para valorização do imóvel.
Quem já tem a oportunidade de passar algum tempo em meio a um ambiente “rodeado” de plantas ou lidar diretamente com a terra, sabe dos benefícios para a “alma”. Esse contato com a natureza é capaz de afastar os sentimentos ruins e produzir um bem-estar diferenciado.
Paisagismo
Nesse contexto, cada vez pessoas vem repensando a relação com a própria casa. Logo, buscam criar “recantos de paz, de saúde”. Assim, a busca por profissionais em paisagismo tem aumentado, conta o renomado paisagista carioca, Pedro Rabelais. Ele, que vem de uma família de arquitetos e paisagistas, há 13 anos cria e desenvolve soluções, desde o conceito do projeto à execução do jardim.
Pedro aponta que cada arquitetura, cada local, demanda espécies diferentes, e combinações distintas dessas espécies. Mas, a um objetivo em comum. “Em cada trabalho, a meta é trazer o verde para os ambientes, deixando-o mais agradável. Assim, busco unir a função e a beleza das plantas à arquitetura e aos traços do ambiente, para maior harmonia”, resume o profissional.
E quando o assunto é paisagismo, são muitos aspectos que podemos destacar. Entre eles, a importância do paisagismo e o bem-estar produzido por ele. “Ainda podemos destacar o paisagismo como investimento; e os jardins do momento, por exemplo”, enumera Rabelais.
As possibilidades são inúmeras. Atualmente, algumas até mesmo inimagináveis para a maioria das pessoas. A cada ano, surgem novas tendências, influenciadas por uma série de fatores. Entre eles, mudanças climáticas, surgimento de novos materiais e popularização de determinadas espécies. Além é claro, da preferência estética das pessoas.
Jardins do Momento
O que as pessoas mais procuram hoje é facilidade. “Não querem ter trabalho com a manutenção das áreas verdes. Por isso os jardins compostos com plantas mais perenes, têm sido a grande procura”, explica Pedro.
A profissional Raquel Rodrigues de Carvalho, que atua no Espírito Santo, reitera a colocação de Pedro.
“As pessoas querem uma área verde, linda, mas sem ter trabalho para cuidar”.
Nesse contexto, ela enumera algumas espécies que costuma utilizar. “Costela de Adão, guaimbés, maranta charuto, lirio da paz são alguns exemplos”.
Mas, há uma diversidade bem grande de espécies que gostam de sol quente. Entre elas, as espada de São Jorge e de Santa Bárbara, as palmeiras, agave, árvore do viajante, dracena e muitas outras.
E tem ainda as que dão mais flores. Por exemplo, lantana camará, grinalda de noiva, maracá serra e mesmo a lavanda.
“Além dessas espécies, as pessoas têm procurado bastante também por frutíferas”, conta Regina. A profissional destaca que as possibilidades são tantas que o custo do metro pode variar, em média, de R$ 100 a R$ 700.
Bem para a alma
A forma de projetar um ambiente impacta diretamente no comportamento humano. Da mesma forma, no bem-estar das pessoas convivem nesse ambiente.
A psicóloga Flávia Teixeira possui duas propriedades, uma na região serrana fluminense e outra no Jardim Botânico. Assim, tem o privilégio de contar com bastante área verde ao redor de ambas.
Porém, mesmo rodeada de natureza, escolheu contar com a expertise do paisagista Pedro para os jardins das casas.
“O paisagismo para mim é fundamental, aonde eu estiver. Questão de harmonia desse contato com a natureza”.
Ela conta que, “como toda libriana” é muito ligada à estética. Mas garante que os benefícios desses recantos verdes vão muito além da beleza. “Dou bastante valor, faz parte do ambiente em que vivo, porque agrega valor a minha saúde mental”, aponta Flávia.
E finaliza destacando que é perfeitamente possível encontrar excelentes profissionais que “não cobram valores exorbitantes”.
TOP 10 dos benefícios
- Deixa o ambiente mais bonito
- Valoriza o imóvel/local
- Melhora a qualidade do ar.
- Produz bem-estar;
- Estimula criatividade;
- Aumenta produtividade;
- Reduz a temperatura interna;
- Possibilidade de captar e reutilizar água da chuva
- Isolamento acústico; bem como…
- Atração de borboletas, abelhas, joaninhas, entre outras espécies importantes para a biodiversidade
Tendências do paisagismo 2023
- Plantas nativas
- Jardins sustentáveis
- Jardins verticais
- Jardins com estilo único