Brasil busca parceria com Finlândia para construção em madeira
Parceria com a Finlândia está na mira da construção civil brasileira. E a expertise filandesa da construção com madeira parece estar bem mais próxima do Brasil. Afinal, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) segue em mais uma etapa pela missão empresarial internacional. Nesse sentido, empresários brasileiros buscam o melhor sobre as técnicas envolvendo esse tipo de construção.
O presidente da entidade, José Carlos Martins e o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, Nilson Sarti, se reuniram com o diretor da Confederação Finlandesa da Construção, Antti Aaltonen. Em suma, o objetivo foi firmar parceria sobre o tema.
Parceria com Finlândia
O encontro, realizado nesta quinta-feira (26/05), foi uma oportunidade para troca de experiências sobre cenários, tecnologias e projetos para a construção. “Esse intercâmbio de experiências é fundamental para o Brasil. Estamos em busca de parcerias para levar o melhor do mercado para o nosso setor e contribuir com a agenda da sustentabilidade”, apontou Martins.
Da mesma forma que bsuca a parceria com a Finlândia, a busca por novos processos não para por aqui. Posteriormente, a missão foi buscar conhecimento em outras áreas. Os temas BIM (Building Information Modeling) e transição para a construção em baixo carbono estiveram na pauta do encontro desta sexta-feira (26).
Comitiva na Suécia
Tecnologias construídas com madeira foram destaque da missão na Suécia. Por isso, a CBIC visitou, com o grupo de empresários, as cidades de Skelleftea e Estocolmo. O país possui uma longa tradição em construção com madeira. E dispõe de diretrizes de declaração do clima para o setor.
O grupo visitou a Universidade de Lulea Tekniska, que tem uma unidade de Ciência e Processamento da Madeira, além de ações regionais que promovem o uso e a inovação em madeira.
Energia Verde
Na cidade de Estocolmo, a comitiva esteve na empresa Ligna Energia, que propõe comercializar energia verde utilizando materiais sustentáveis e métodos inovadores, como resíduos de florestas. Já na cidade Linkoping, o bairro Vallastaden utiliza novas tecnologias construtivas em madeira e energia positiva nas residências.
Durante a programação, a diretora da Associação de Madeira da Suécia, Anna Ryberg, apresentou ações voltadas para o processo de descarbonização do setor, e orientou como promover informações sobre o uso da madeira, produtos de madeira e o uso da madeira da construção, a fim de contribuir para uma sociedade sustentável. Durante a apresentação, Anna ressaltou que os municípios suecos desenvolvem conhecimento por meio de estratégias para a construção em madeira.
O tema tem interface com o projeto “Cenários e Transição para uma Economia da Indústria da Construção de Baixo Carbono”, da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).
Por Luciene Araujo, com informações da Agência CBIC.