Cresce a demanda por pavimentação de concreto em obras públicas

Alex Pandini

Obra de pavimento em concreto, do Instituto Ruas. Foto divulgação.

 

Nos últimos 12 meses, os anúncios oficiais de que mais rodovias brasileiras irão ganhar pavimentação em concreto têm ganhado os noticiários. O governo do Paraná, por exemplo, vai restaurar a PRC-280 entre Palmas e Clevelândia, no Sudoeste, uma obra orçada em R$ 188 milhões.

 

Atenta a essa tendência sustentável, a prefeitura de Vitória, no Espírito Santo, realizou em 2023 obras e melhorias em vários bairros da capital. Foram realizadas drenagens e pavimentação em concreto na Rua São Nicolau, Bairro Conquista. A rua dá acesso a várias residências e não era pavimentada.

 

Ainda em 2023, o governo do Espírito Santo repassou um investimento de mais de R$ 6 milhões para o município de Pedro Canário, a ser utilizado no entorno da Lagoa Augusto Ruschi, às margens da BR 101. O novo espaço conta com pavimentação intertravada (blocos de concreto), além de diversas outras melhorias.

 

E o mais recente anúncio é o estado de Goiás, que vai ter a primeira rodovia estadual de concreto do Centro-Oeste brasileiro. O material será aplicado no perímetro urbano da rodovia GO-210, em Rio Verde, com investimento superior a R$ 60 milhões.

 

ANÁLISE

Alex Maschio, diretor do Instituto Ruas, localizado em Curitiba, e especialista no Brasil em pavimentação em concreto, explica que, tanto os estados do Paraná, Espírito Santo e Goiás, além de algumas prefeituras, têm se inclinado a favor do pavimento em concreto em vias urbanas e rurais, pois estão entendendo que a solução é mais vantajosa e sustentável se comparada ao asfalto.

Obra de pavimento em concreto, do Instituto Ruas. Foto divulgação.

 

Alex lembra ainda que o Distrito Federal e os estados do Nordeste também têm realizado uma quantidade significativa de obras com pavimento de concreto. Para o engenheiro civil Polian Mol, membro do Instituto Ruas, a pavimentação em concreto destaca-se pela eficiência econômica em longo prazo. “Os benefícios financeiros se revelam com o passar do tempo, pois sua durabilidade reduz custos de manutenção e reparo, proporcionando economia para os cofres públicos e privados”, observa.

 

Nascido do propósito de seu idealizador, Alex Maschio, de impactar positivamente a vida das pessoas por meio da engenharia e do planejamento urbano, o Instituto Ruas tem como missão transformar a infraestrutura viária dos municípios de pequeno e médio porte, no Brasil e demais países em desenvolvimento, fazendo uso de estratégias e conceitos focados nos três pilares da sustentabilidade: pessoas, meio ambiente e desenvolvimento econômico local.

 

PRINCIPAIS VANTAGENS

– Grande durabilidade com pouca manutenção;

– Menor investimento inicial;

– Vida útil significativamente maior que o asfalto (CBUQ – concreto betuminoso usinado a quente);

– Elimina-se a incômoda operação de recapeamento;

– Melhor visibilidade para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres;

– Melhoria da segurança viária;

– Absorção da água no solo;

– Economia de 30 a 60% de energia elétrica na iluminação pública, em virtude da cor mais clara do pavimento em concreto.

 

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Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.