Cresce a demanda por pavimentação de concreto em obras públicas
Nos últimos 12 meses, os anúncios oficiais de que mais rodovias brasileiras irão ganhar pavimentação em concreto têm ganhado os noticiários. O governo do Paraná, por exemplo, vai restaurar a PRC-280 entre Palmas e Clevelândia, no Sudoeste, uma obra orçada em R$ 188 milhões.
Atenta a essa tendência sustentável, a prefeitura de Vitória, no Espírito Santo, realizou em 2023 obras e melhorias em vários bairros da capital. Foram realizadas drenagens e pavimentação em concreto na Rua São Nicolau, Bairro Conquista. A rua dá acesso a várias residências e não era pavimentada.
Ainda em 2023, o governo do Espírito Santo repassou um investimento de mais de R$ 6 milhões para o município de Pedro Canário, a ser utilizado no entorno da Lagoa Augusto Ruschi, às margens da BR 101. O novo espaço conta com pavimentação intertravada (blocos de concreto), além de diversas outras melhorias.
E o mais recente anúncio é o estado de Goiás, que vai ter a primeira rodovia estadual de concreto do Centro-Oeste brasileiro. O material será aplicado no perímetro urbano da rodovia GO-210, em Rio Verde, com investimento superior a R$ 60 milhões.
ANÁLISE
Alex Maschio, diretor do Instituto Ruas, localizado em Curitiba, e especialista no Brasil em pavimentação em concreto, explica que, tanto os estados do Paraná, Espírito Santo e Goiás, além de algumas prefeituras, têm se inclinado a favor do pavimento em concreto em vias urbanas e rurais, pois estão entendendo que a solução é mais vantajosa e sustentável se comparada ao asfalto.
Alex lembra ainda que o Distrito Federal e os estados do Nordeste também têm realizado uma quantidade significativa de obras com pavimento de concreto. Para o engenheiro civil Polian Mol, membro do Instituto Ruas, a pavimentação em concreto destaca-se pela eficiência econômica em longo prazo. “Os benefícios financeiros se revelam com o passar do tempo, pois sua durabilidade reduz custos de manutenção e reparo, proporcionando economia para os cofres públicos e privados”, observa.
Nascido do propósito de seu idealizador, Alex Maschio, de impactar positivamente a vida das pessoas por meio da engenharia e do planejamento urbano, o Instituto Ruas tem como missão transformar a infraestrutura viária dos municípios de pequeno e médio porte, no Brasil e demais países em desenvolvimento, fazendo uso de estratégias e conceitos focados nos três pilares da sustentabilidade: pessoas, meio ambiente e desenvolvimento econômico local.
PRINCIPAIS VANTAGENS
– Grande durabilidade com pouca manutenção;
– Menor investimento inicial;
– Vida útil significativamente maior que o asfalto (CBUQ – concreto betuminoso usinado a quente);
– Elimina-se a incômoda operação de recapeamento;
– Melhor visibilidade para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres;
– Melhoria da segurança viária;
– Absorção da água no solo;
– Economia de 30 a 60% de energia elétrica na iluminação pública, em virtude da cor mais clara do pavimento em concreto.