Pequenos moradores definem compra de imóvel

Alex Pandini

Lago, empreendimento Mivita. Foto divulgação.

 

Não são tempos fáceis para as crianças e, por consequência, para os pais: brincar e fazer amigos na rua ou no bairro é algo que não cabe mais na rotina dos grandes centros; o excesso de telas e de eletrônicos impacta diretamente a saúde física e mental dos pequenos; a quantidade de demandas de pais e dos próprios filhos repercute na falta de tempo para o lazer em família.

 

Pode não parecer, mas tudo isso influencia diretamente o mercado imobiliário. “O que percebemos hoje é que as famílias com filhos querem um espaço que ajude a sanar questões como essas e minimizar esse impacto na vida e na formação das crianças. Se não temos mais a possibilidade de criar nossos filhos em contato com a rua, com a liberdade de antigamente, o empreendimento imobiliário e o condomínio se transformam no novo bairro, onde é possível brincar, fazer amigos e experimentar uma certa autonomia”, afirma a diretora da Mivita, Lívia Giacomin.

 

Ela ressalta que, por isso, ter uma área de lazer estruturada, com itens para diversão e integração, é requisito fundamental para muitas famílias com filhos. Entre os atrativos principais, assumindo algumas vezes importância maior do que a própria piscina, está a “boa e velha” quadra.

 

Presente em empreendimentos da Mivita como o Lago, em construção em Jardim Camburi, a quadra também fará parte do mais novo lançamento da empresa, previsto para outubro, também no bairro que mais cresce em Vitória.

 

Foto divulgação.

 

“Nosso novo empreendimento, o Serena, terá uma estrutura de lazer completa nos mesmos moldes do Lago, com a quadra entre os seus destaques”, afirma Lívia, que conta que, em algumas situações, a criança participa de todo o processo de compra, conhecendo projeto, dando opinião sobre o imóvel e influenciando com seu “ponto de vista” na decisão final.

 

Mas a questão da estrutura de lazer não é a única a pesar na decisão das famílias com filhos. A criança também é levada em conta ao se pensar em outros atributos, como localização, tamanho e configuração interna da unidade.

 

“Tempo é artigo de luxo para as famílias. Se o imóvel também estiver localizado em uma região com boa estrutura comercial, próximo a escolas, supermercados, praças, terá mais pontos junto às famílias que já têm filhos ou que pretendem ter”, diz.

 

E esse é, segundo ela, um outro movimento bastante percebido. “Às vezes, a criança que ainda nem nasceu influencia diretamente nos planos do casal. Como a escolha de um imóvel é algo mais duradouro e bem planejado, nada mais adequado do que levar em conta os planos futuros, se pretendem ter filhos e quantos. A criança já começa a ‘mandar’ na casa antes mesmo de nascer”, brinca Lívia.

 

No mercado de luxo e alto padrão, a definição de um imóvel principal é pautada, principalmente, por um local que atenda as demandas de todos os integrantes de uma família, dos compradores aos seus filhos pequenos. Em meio a esse nicho, há também aqueles que possuem o desejo de ter uma segunda moradia para chamar de sua, mais focada no lazer, descanso e no compartilhamento de bons momentos.

 

Piscina do Manami Ocean Living. Foto divulgação.

 

O sucesso do empreendimento Manami Ocean Living, desenvolvido pela Invite, na Enseada Azul, em Guarapari, é um exemplo disso. Com unidades de três e quatro suítes, a proposta é oferecer a experiência de estar conectado ao mar e à natureza, com uma infraestrutura diferenciada de lazer.

 

“A Invite tem como propósito desenvolver projetos diferenciados bem fundamentados em um conceito que remete ao estilo de vida. No caso do Manami, trabalhamos essa conexão entre mar, natureza e lazer, criando um ‘refúgio’ que é, ao mesmo tempo, perto de tudo. Percebemos essa demanda por momentos de descanso, qualidade de vida e bem-estar em família. E a praia nos oferece isso, inclusive em relação às crianças, proporcionando contato com a natureza, interação com pessoas dentro e fora do condomínio”, afirma Cecília Zon, CEO da Invite Incorporadora.

 

Além disso, tudo é oferecido dentro de um novo conceito de luxo, mais atual e coerente com as novas demandas que incluem a praticidade e a valorização do tempo livre que se tem.

 

“Ou seja, é um empreendimento de luxo, que atende a demanda de toda a família, independente da idade, e inclui facilidades relacionadas à automação, como o controle via telefone celular das luzes, do aquecimento da piscina e até das cortinas”, diz, ressaltando a integração entre sala, cozinha e varanda com piscina como forma de privilegiar os momentos compartilhados.

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Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.