Personalização é uma forte tendência nos imóveis de alto padrão
Um apartamento feito sob medida e do jeito que o cliente sempre sonhou. É o que acontece na personalização de apartamentos de alto padrão. O imóvel se torna único para o morador que tem a oportunidade de mudar os ambientes conforme seu estilo de vida, objetivos e planos. Além do mais, a personalização é vantajosa para valorizar o empreendimento de uma futura venda ou locação.
Tendência cada vez mais forte no mercado, personalizar um imóvel torna-se um diferencial de construtoras a fim de atender, de forma mais exclusiva, os clientes e futuros moradores do empreendimento.
De acordo com o engenheiro e arquiteto Marlos Reis, durante a pandemia, muitas pessoas ficaram em casa e começaram a reformar e melhorar suas residências, o que aumentou a demanda por materiais de construção.
“A demanda por construções aumentou. Acredito que muito por conta do tempo de reflexão, exposição direta no ambiente confinado e a possibilidade de ter novos confinamentos motivaram as pessoas a mudar os ambientes’, diz Marlos.
O home-office também foi grande motivador. Segundo o especialista, separar um ambiente de trabalho, rever a setorização da casa fez com que as pessoas ajustassem as casas para tal realidade”, destaca.
Pedidos variados
Na Mazzini, a personalização de um apartamento inicia-se quando a construtora envia um e-mail para o futuro morador, antes mesmo do início das obras. Caso tenha interesse, o cliente indica as mudanças que quer fazer no imóvel. Pode modificar paredes, trocar o revestimento ou alterar o acabamento. Um arquiteto da confiança da construtora é contratado para o andamento do projeto e a partir do estudo deste profissional, é feita uma análise técnica da obra, que é acompanhada até a entrega final.
Cada cliente tem as suas preferências e os pedidos são bem variados. “Gostam de mudar as paredes, colocar revestimento de piso em quartzito, e fazem também alguns pedidos extravagantes como a instalação de piso de pedra na parede do banheiro ou instalação de jacuzzi na varanda, por exemplo”, revela a coordenadora de projetos da construtora, Ludmyla Thomazini.
Já a construtora Mivita adota o critério de utilizar os melhores materiais para que o cliente se sinta sempre prestigiado.
Antes de solicitar a personalização do imóvel, o cliente participa de uma reunião com a equipe da construtora para que fique à parte do processo de entrega, contratação de profissionais, orçamentos, entre outras coisas.
“Tentamos sempre conciliar o pedido do cliente com a execução da obra para não atrasar o serviço e o cliente conseguir entrar no apartamento”, conta.
Segundo Giulia, a construtora busca sempre conhecer a necessidade do cliente para deixar o imóvel cada vez mais parecido com ele.
Perfil
O perfil dos clientes que procuram por este tipo de produto, costumam estar na faixa de 30 e 40 anos e está comprando o apartamento pela primeira vez. Eles querem o novo lar do seu jeito, de acordo Ludmyla Thomazini. Por isso a procura pela personalização é alta.
A administradora Lúcia Marselha acredita que a personalização realizada antes da entrega do empreendimento é uma forma de evitar o transtorno de reformar o imóvel após a entrega.
“Antes de entrar no apartamento pedi para trocar os pisos. Não gosto de ter o transtorno e a bagunça que uma obra proporciona. Quando comprei meu apartamento pedi à construtora para mudá-los e fui prontamente atendida”, explica.