Pesquisa confirma otimismo na construção civil
Desde o final do ano passado, analistas de mercado e empresários vem demonstrando otimismo na construção civil quanto aos resultados que deverão ser alcançados em 2023.
Hoje, esse otimismo se mantem, segundo dados da Sondagem Indústria da Construção, divulgados nesta sexta-feira (19), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A sondagem contou com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Otimismo na construção
De acordo com a pesquisa, o Índice de Confiança do Empresário (ICEI) do setor apresentou alta, demonstrando a expectativa positiva da construção. “O empresário do setor está mais otimista para novos empreendimentos, compra de insumos, para o nível de atividade do setor e também para o emprego”, apontou a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos.
A melhoria no cenário de incertezas e expectativa de crescimento da economia brasileira está entre os fatores que contribuem para esse otimismo dos empresários. Isso porque, superou a marca de 1%, um patamar superior ao projetado no início do ano, explicou a economista.
“Somado a isso, temos a perspectiva de início da redução dos juros no segundo semestre e a aprovação das novas regras fiscais do país”, apontou Ieda. Nesse sentido, as novas regras podem trazer uma melhora no cenário de incertezas.
Além disso, o nível de atividade do setor em abril também impactou de forma positiva na expectativa do mercado. “Esse nível foi superior à média histórica para o mês”, finalizou Ieda.
A ação integra o projeto “Inteligência Setorial Estratégica”. Ele é realizado pela CBIC, em parceria com o Sesi Nacional e Senai Nacional.
Por Redação Constrói ES, com informações do Portal da Indústria e CBIC.